Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 15 de Junho de 2018, 11:05 - A | A

Sexta-feira, 15 de Junho de 2018, 11h:05 - A | A

Conscientização

Calendário do Estado contará com mês de combate a violência contra a pessoa idosa

Lei 5.215, que institui o “Junho Violeta/Prata” foi sancionada para promover o respeito à integridade física e psíquica de quem tem 60 anos ou mais

Flávio Brito
Capital News

Wagner Guimarães

Deputados se reúnem na Agraer para debater direitos dos idosos

Renato Câmara é o coordenador-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa

A Lei 5.215, que institui o mês de combate a violência contra a pessoa idosa, denominado “Junho Violeta/Prata”, no Estado de Mato Grosso do Sul, foi sancionada e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (15). O autor do projeto que deu origem à legislação é o deputado Renato Câmara (PMDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo da lei é sensibilizar e envolver a população no combate à violência contra as pessoas com 60 anos ou mais. 

 

“O mês de junho representará o período do ciclo anual, no qual serão reunidos esforços visando à conscientização sobre a importância do respeito à integridade física e psíquica dos idosos”, explicou o deputado.

 

Ainda está prevista a divulgação dos meios e canais destinados à denúncia ou representação de condutas que impliquem agressão aos direitos dos idosos. “Os idosos temem denunciar os seus agressores. Todo tipo de violência precisa ser denunciada e investigada, seja ela física, psicológica, sexual, abandono, negligência financeira e maus-tratos”, afirmou.

 

De acordo com Renato Câmara, a cor violeta significa espiritualidade, intuição, purificação, respeito, dignidade, piedade e transformação.  Já a prata representa sabedoria, franqueza e fidelidade.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS