Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017, 10:12 - A | A

Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017, 10h:12 - A | A

Prefeitura

Campo Grande destrava obras do anel rodoviário com negociação de R$ 600 mil

Projeto executivo da intervenção foi iniciado em 2011, mas ficou depois paralisadas por burocracia

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação/PMCG

Campo Grande destrava obras do anel rodoviário com negociação de R$ 600 mil

Com 68% de conclusão obra que conclui a ligação de saídas volta a ter perspectiva de fim

A Prefeitura de Campo Grande concluiu depois de seis anos o processo desapropriação de duas áreas que possuem localização estratégica para a finalização do macroanel rodoviário. Com extensão de 1,2 hectare e de 6 hectares os terrenos ficam entre as saídas para Rochedo (MS-080) e Cuiabá (BR-163). O custo da operação será de R$ 600 mil, e será bancado por recursos do Tesouro.

O dinheiro aplicado é na verdade um investimento do Poder Público Municipal para não ser obrigado a devolver um repasse de R$ 30 milhões ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) referente a convênio firmado para a obra iniciada em 2011. O contrato com o Governo Federal venceu em maio, porém foi renovado por mais 12 meses graças à articulação da Prefeitura em Brasília.

O projeto que está com 68% de conclusão, tem 24 quilômetros e duas pontes, com custo estimado para a entrega em R$ 29,2 milhões. Segundo o relatório da obra, 87,30% da terraplanagem já foi feita ; 63,55% da pavimentação e 72,97% da drenagem. Duas pontes planejadas, sobre os córregos Botas e Ceroula também foram concluídas.

A Prefeitura informa que do valor total previsto para investimento, R$ 26.440.565,17 são de responsabilidade da União, enquanto o Município possui uma contrapartida de R$ 2.827.949,02, basicamente destinada as despesas com desapropriações.  A obra que dura seis anos recebeu um aditivo de R$ 3.836.0971,16, que elevou o seu custo para mais de R$ 30,9 milhões. Deste total, já foram aplicados R$ 21.719.181,03 e resta um saldo contratual de R$ 9.198.154,13.

Por um pedido do DNIT, a empresa licitada precisou refazer um trecho após fiscalização da entrega, outro fator que contribuiu para o atraso da obra. Depois de pronto, esse novo trecho do macroanel possibilitará a interligação entre a BR-163 (saída para Cuiabá), MS-080 (saída para Rochedo), BR-262 (em Indubrasil) , passando pelo Núcleo Industrial , BR-060 (ligação com Sidrolândia, Maracaju, Dourados e Ponta Porã) e na outra ponta da BR-163, já na saída para São Paulo, passando em frente ao futuro terminal intermodal.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS