Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017, 18:58 - A | A

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017, 18h:58 - A | A

VIOLÊNCIA

Campo Grande terá mapa do perfil e índices de violência contra a mulher

O levantamento é realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / PMCG

Campo Grande terá mapa do perfil e índices de violência contra a mulher

O Observatório da Violência contra a Mulher em Campo Grande foi lançado nesta segunda-feira (27)

O Observatório da Violência contra a Mulher em Campo Grande foi lançado nesta segunda-feira (27), pelo prefeito Marquinhos Trad, em solenidade na Casa da Mulher Brasileira.

 

A Capital  terá em breve um mapa do perfil e índices de violência contra a mulher na Capital. Esse levantamento será possível a partir de uma parceria da prefeitura com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

 

O Observatório tem como objetivo mapear, registrar e interpretar as situações de violência contra a mulher. A intenção é proporcionar subsídios necessários à formulação de uma política pública para mulheres de forma eficaz e eficiente.

 

A subsecretária municipal de Políticas para Mulher, Carla Stephanini, falou da importância desse mapeamento. “Com esse levantamento específico aqui da Capital, será possível uma análise precisa da violência, a partir dos números gerados, inclusive com base em processos tramitando e julgados, a fim de contribuir com as diretrizes das políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher. Esse ato de hoje, em parceria com a UFMS através da faculdade de Direito com extensão em Direitos Humanos, sem dúvida demonstra a seriedade da administração pública para com a causa da mulher”, ressalta.

 

Transferência do patrimônio público da Casa da Mulher

A cerimônia desta manhã serviu também para a transferência do Patrimônio Público da União da Casa da Mulher Brasileira para a Prefeitura Municipal de Campo Grande. O Governo Federal, representado pelo superintendente do Patrimônio da União Marcos Sérgio Costa transferiu, oficialmente, o prédio e bens patrimoniais em uso na Casa da Mulher Brasileira para o município, que passa a ter posse e responsabilidade pelo patrimônio.

 

Os serviços na Casa da Mulher, além do acolhimento psicossocial, estão à disposição das mulheres 24 horas durante os 365 dias do ano. Os serviços incluem a Deam, Ministério Público, Defensoria Pública, Vara de Medidas Protetivas – Poder Judiciário, patrulha Maria da Penha, Funsat e demais atividades de apoio e proteção.

 

Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

A solenidade desta segunda-feira também serviu para o lançamento oficial da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres”. Trata-se de uma mobilização de abrangência mundial que teve início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher e termina em 10 de dezembro de cada ano, dia que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 

No Brasil, a Campanha começou em 2003 e as atividades começam em 20 de novembro, dia da Consciência Negra, para dar destaque à discriminação vivenciada pelas mulheres negras. São diversos segmentos que aderem a Campanha em demonstração de engajamento com a luta pela não violência.

 

Além dos secretários municipais e diretores das autarquias públicas da prefeitura, a solenidade contou com a participação de representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e do senador Pedro Chaves.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS