Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 11:41 - A | A

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 11h:41 - A | A

ESTRATÉGIA

Campo Grande terá projeto nacional de prevenção a Aids na juventude

Houve aumento de diagnóstico da doença nessa faixa etária

Laura Holsback
Capital News

O Ministério da Saúde escolheu Campo Grande, entre 15 municípios brasileiros, para desenvolver projeto de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids,  direcionado ao público jovem. Segundo a prefeitura, a escolha foi baseada em ações já existentes.

 

Divulgação

Campo Grande terá projeto nacional de prevenção a Aids na juventude

Programa tem como foco pessoas jovens

As ações de combate às ISTs e Aids serão realizadas juntamente com o programa Estação Juventude, que tem previsão para inauguração no mês de agosto e funcionará na Arena de Teatro do Horto Florestal.

 

Estão previstas palestras, oficinas e seminários nas escolas, universidades e unidades de educacionais de internação (Unei), ressaltando a conscientização da juventude campo-grandense para diminuir os casos existentes na capital.

 

As atividades serão realizadas pela Subsecretaria de Políticas para a Juventude, em parceria com a Sesau, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Conselho Municipal de Juventude (CMJ).

 

Nos últimos anos, o número de jovens que contraíram doenças sexualmente transmissíveis cresceu, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Em 2015 eram 38 pessoas com idade entre 15 e 29 anos que tinham Aids. No ano passado, foram registrados 46 novos casos, e somente este ano, 22 novos casos foram diagnosticados. Já o número de jovens com HIV passou de 124 casos em 2015 para 155 casos novos em 2017.

 

Conforme a Secretaria de Saúde a Sesau, esses números refletem a falta de interesse do jovem em procurar uma unidade de saúde para fazer um acompanhamento. O ideal seria que fosse feito um check-up uma vez por ano para se fazer um diagnóstico precoce e diminuir a cadeia de transmissão.

A Secretaria de Saúde Municipal tem dois serviços que atendem exclusivamente essa população: o Previna e o Vida Saúde Jovem. Desde o ano passado, uma equipe vai até bares, casas noturnas, escolas e eventos onde haja grande público para entregar materiais e insumos e esclarecer dúvidas sobre as doenças e infecções e abordar a juventude campo-grandense.

 

“É preciso ir até onde os jovens estão porque eles não fazem exames de rotina ou prevenção às doenças”, explicou a chefe de serviço do Programa IST/Aids e Hepatites Virais da Sesau, Denise Leite Lima.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS