Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 03 de Fevereiro de 2018, 11:15 - A | A

Sábado, 03 de Fevereiro de 2018, 11h:15 - A | A

CARNAVAL

Carnaval terá campanha de prevenção de abusos contra crianças e adolescentes

Objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Prefeitura de Campo Grande

Carnaval terá campanha de prevenção de abusos contra crianças e adolescentes

Ação visa a conscientização sobre o consumo de álcool e drogas por adolescentes, abuso e exploração sexual infantil e exploração do trabalho infantil

Para prevenir situações de violência contra crianças e adolescentes no Carnaval, a Secretaria Municipal Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, lança a campanha “Uma cidade para viver e ser feliz, protege quem não terminou de crescer”

 

O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil durante o período de folia. Também será realizada campanha para alertar sobre os perigos do uso abusivo do álcool, a proibição do fornecimento de bebidas alcoólicas, cigarros e outras substâncias ilícitas a menores de 18 anos.

 

A secretaria orienta que detectando a venda ou consumo de bebida alcoólica a menor de idade, a população deve ajudar e acionar os órgãos competentes. A partir daí as medidas necessárias serão tomadas, que pode ser desde o comerciante receber uma notificação à retirada do feirante.

 

De acordo com a responsável pela campanha, Rute Lima Pinheiro Gerente da Rede de Proteção Social de Média Complexidade, a ação visa a conscientização sobre o consumo de álcool e drogas por adolescentes, abuso e exploração sexual infantil e exploração do trabalho infantil.

 

 “O resultado desse trabalho é um número maior de denúncias. Não podemos dizer que por conta da denúncia o caso seja concreto, porque há uma avaliação, mas a partir do momento em que se consegue constatar a violência, o número de pessoas em atendimento é maior. A ideia é que cada criança e adolescente se autoafirme de sua segurança e utilize os canais disponíveis para denunciar”, explicou Rute.

 

A campanha contará com apoio dos Conselhos Tutelares, Semadur, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. Haverá ainda uma mobilização onde 60 técnicos estarão distribuindo abanadores e bandanas de cunho informativo à população.

 

O secretário de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva explica que, conforme o Artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS