Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017, 17:28 - A | A

Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017, 17h:28 - A | A

TJMS em ação

Carreta da Justiça bate recorde em resolver seu problemas em Juti

O grande sucesso se deve ao amplo apoio da prefeitura municipal

Da Redação
Capital News

Divulgação/TJMS

Carreta da Justiça bate recorde em resolver seu problemas em Juti

População de Juti foi usufruir os serviços da Carreta da Justiça

Esta semana, o município de Juti distante 295 km de Campo Grande recebeu a unidade móvel da justiça e bateu todos os recordes em relação ao atendimento. A Carreta da Justiça estava estacionada na Praça de Eventos, que fica na Rua Santa Catarina, esquina com a Rua Sérgio Maciel, e recebeu cerca de mil pessoas para usufruir dos serviços jurídicos rápidos e de qualidade.

A Carreta da Justiça faz parte do Programa Judiciário em Movimento, que tornou 100% dos municípios sul-mato-grossenses sedes de comarcas. Em Juti foram atendidas 16% da população de cerca de seis mil habitantes, de acordo com o IBGE, e esses números representam um novo recorde, já que a média é de 10%.

O grande sucesso se deve ao amplo apoio da prefeitura municipal, como conta o juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, responsável pela Carreta. “Juti foi um recorde de atendimento. A prefeitura encampou a ideia, viabilizando o transporte das pessoas da zona rural e das aldeias, e a população aproveitou a oportunidade para regularizar sua situação e resolver seus problemas. Foi um sucesso absoluto e houve muita receptividade da população e da prefeita Elizangela Martins Biazotti dos Santos”, relatou o juiz.

Nestes quatro dias de atendimento da Carreta da Justiça foram feitos 124 reconhecimentos de união estável e conversão em casamento, cinco divórcios, dois pedidos de guarda e visita, dois de investigação de paternidade, três coletas de DNA, 86 atendimentos de consultas e orientações processuais e 75 atendimentos da Defensoria Pública, parceira desta ação.

A Carreta da Justiça também realizou serviços da justiça eleitoral e foram expedidos 22 títulos de eleitor, 26 transferências de domicílio, além de 182 cadastros de biometria.

Durante os atendimentos foram abertas 134 novas ações judiciais e realizadas as audiências cíveis e criminais, anteriormente marcadas para esta semana. Agora, a Carreta da Justiça segue rumo a comarca de Douradina, onde os atendimentos serão realizados de 28 de agosto a 1º de setembro, em frente a Praça Ana Rosa da Silva.

O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran, desde o início não mediu esforços para alcançar o maior número possível de comarcas no menor tempo, fazendo da celeridade uma constante.

E a exemplo de Juti, a assessoria informa que o Poder Judiciário de MS está preparando o atendimento para a população Douradinense com serviços das áreas cível e criminal, de competência dos Juizados Especiais, como conversão de união estável em casamento, exames de DNA, divórcios, dissoluções de união estável, investigação de paternidade, pedidos para receber pensão alimentícia ou parar de pagar, reconhecimento de paternidade, além das audiências cíveis e criminais já pautadas.

Serviço: Fique por dentro da agenda completa da Carreta pelo link http://www.tjms.jus.br/carretadajustica

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS