Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017, 11:28 - A | A

Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017, 11h:28 - A | A

DEZEMBRO VERMELHO

Casos de HIV cresceram 31% no último ano em Campo Grande

Diversas ações serão realizadas nesta sexta-feira em alusão ao Dia Mundial contra a AIDS

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / PMCG

Casos de HIV cresceram 31% no último ano em Campo Grande

Unidades de saúde vão realizar testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C

O Dia Mundial contra a AIDS, lembrado nesta sexta-feira (01), abre a programação de eventos e atividades do Dezembro Vermelho. O mês é dedicado para alertar a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce e oferta do tratamento. 

 

Ao longo deste mês, as 66 unidades básicas de saúde e unidades básicas de saúde da família do Município farão diversas atividades em alusão ao tema. Além disso, o Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) da Sesau realizará ações volantes em locais onde há grande circulação de pessoas.

 

Os casos de infecções por HIV em 2017 na população de Campo Grande superaram em 31% o total registrado no ano anterior. Os dados são do Programa IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

 

Em 2016, foram notificados 159 casos. Já em 2017, até novembro foram 209 notificações e os jovens são os mais infectados. A faixa etária entre 20 e 34 anos representa mais da metade das novas infecções neste ano, foram notificados 135 casos. 

 

Segundo a médica infectologista da Sesau, Márcia Dall Fabro, o aumento de casos de HIV se deve, também, as relações sexuais sem o uso do preservativo. “Não podemos mais dizer que a desinformação é a causa das infecções ou que não há conscientização. A informação está disseminada e as pessoas sabem que no sexo desprotegido elas correm o risco de contaminação, mas mesmo assim não usam o preservativo”, ponderou.

 

Com o objetivo de reverter esse comportamento da população, serão distribuídos 158 mil preservativos masculinos, 5 mil femininos, 6 mil lubrificantes e 20 mil panfletos de materiais educativos nos bares e conveniências da cidade.

 

Programação

A programação começou 08h desta sexta-feira (01), na UBS Jockey Clube. Serão realizados 80 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C. Outras unidades de saúde também vão oferecer de forma agendada os testes rápidos aos usuários.

 

O “1º Colóquio sobre HIV/AIDS e ações integradas” começa às 9h no Auditório do LAC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento é aberto para profissionais da área de saúde e terá a presença das infectologistas Márcia Dall Fabro e Priscila Alexandrino de Oliveira, da enfermeira e doutora em epidemiologia Clarice Souza Pinto e da coordenadora do Programa IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, Daniele Martins Tebet.

 

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vai atender das 7h às 16h para realizar os testes rápidos de diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B e C em 60 pacientes. As senhas serão distribuídas para facilitar e organizar o fluxo de atendimento. A unidade não funciona no horário do almoço (11h às 13h).

 

O Túnel das Sensações, ferramenta de orientação e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), estará no Hospital Dia Profa. Esterina Corsini (HU/UFMS), das 8h às 16h. No local serão atendidos 300 usuários que desejarem realizar os testes rápidos.

 

No Shopping Campo Grande, a partir das 18h, serão distribuídos materiais informativos e preservativos aos clientes nas cancelas de entrada do estacionamento. No saguão do empreendimento, o Programa IST/AIDS da SESAU vai oferecer testagem rápida a 50 pacientes.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS