Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 01 de Junho de 2011, 14:39 - A | A

Quarta-feira, 01 de Junho de 2011, 14h:39 - A | A

Ceasa de Campinas anuncia exoneração da esposa de Ricardo Candia

Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) anunciou hoje (1º) que a gerente do Departamento de Alimentação Escolar, Fabiana Candia, esposa do ex-prefeito de Corumbá e ex-diretor de Controle Urbano de Campinas, será exonerada do cargo nesta quinta-feira (2), quando retornar de licença médica. O novo presidente da Ceasa, Nivaldo Dóro, informou que analisa a possibilidade de exonerar outros funcionários da autarquia que tenham ligação com o alto escalão da prefeitura.

Ricardo Candia está sendo investigado por supostas fraudes em contratos públicos descobertas durante investigações da Operação Sanasa realizadas pela Polícia Civil e o Ministério Público.

O ex-diretor de controle urbano é citado muitas vezes no relatório do Ministério Público, que investiga denúncias de irregularidades em processos licitatórios, e mesmo depois de deixar o cargo na prefeitura, continuou influente no governo municipal e cobrando propina. É o que mostram as escutas telefônicas feitas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais), com autorização judicial.

As transcrições que constam nos relatórios da Promotoria apontam ainda que ele era mais próximo da primeira-dama e chefe de Gabinete, Rosely Nassim Santos, do que ela própria disse à EPTV no mês passado.

Ex-prefeito de Corumbá, Candia ocupou o cargo de diretor por cerca de quatro meses no início do governo de Hélio de Oliveira Santos. As empresas em nome dos filhos dele, a CD Empreendimentos e a RP Incorporações, são donas de 18 áreas onde estão instaladas torres de telefonia celular, como revelou a EPTV antes mesmo das prisões da semana passada. As autorizações eram feitas pelo departamento de

Controle Urbano.

Novos trechos de conversas divulgados pelo MP, mostram que o ex-diretor continuou influente no governo, negociando propinas. Em um dos casos, ele intermediou a redução de uma dívida de IPTU, mas cobrou 15% sobre o valor. A quantia, que deveria ser paga em dinheiro, seria dividida entre ele, a “doutora” (que seria Rosely Nassim Santos) e uma outra pessoa.A investigação do MP mostra que Candia intermediava várias negociações na prefeitura. De acordo com o ex-presidente da Sanasa e delator do esquema de corrupção, Luiz Augusto Aquino, era Candia quem buscava as propinas nas empresas que fechavam os contratos fraudulentos, junto com a primeira-dama. (Com informações de EPTV)


Por Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br) 

 

 Veja também:

 27/05/2011 - 18:24
  Ex-prefeito de Corumbá, Ricardo Cândia é solto após conseguir habeas corpus

 20/05/2011 - 15:58
  Advogado de Ricardo Candia estuda pedido de revogação de prisão

 20/05/2011 - 14:52
  Ex-prefeito de Corumbá é preso em operação contra fraudes em Campinas

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS