Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 05 de Setembro de 2017, 17:48 - A | A

Terça-feira, 05 de Setembro de 2017, 17h:48 - A | A

Telecomunicações

Celulares de MS que forem furtados poderão ser bloqueados de qualquer lugar do país

Informações passarão a ser disponibilizadas, de forma centralizada, para todas as operadoras de telefonia móveis

Flávio Brito
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de celular, 4G, 3G, ligação, telefone, chamada, internet

  Cemi foi criado no ano de 2000 e Atualmente conta com mais de 6,5 milhões de celulares


Mato Grosso vai passar a fazer parte de sistema nacional que permite o bloqueio de celulares roubados ou furtados em qualquer lugar do país. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, assina nesta quarta-feira (6), às 9h, um convênio com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que permitirá o acesso direto ao Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), o que vai permitir este tipo de procedimento.

O Cemi unifica informações atualizadas sobre os aparelhos celulares roubados, furtados ou perdidos a partir dos bloqueios realizados pelas operadoras de telefonia moveis. A informação é disponibilizada, de forma centralizada, para todas as operadoras de telefonia móveis, aumentando o espectro de atuação no combate ao uso de aparelhos impedidos. Basicamente, o cadastro junta todos os números de IMEIs de celulares roubados, furtados ou perdidos em um cadastro acessado por todas as operadoras de telefonia moveis.

O Cemi foi criado no ano de 2000 e Atualmente conta com mais de 6,5 milhões de celulares impedidos no sistema e assim não podem ser mais utilizados. O sistema vem evoluindo desde sua criação e acompanhando as novas tecnologias moveis que foram surgindo como TDMA, GSM, 3G, LTE.

Esse cadastro atualmente é integrado a base mundial de celulares que é administrada pela GSM Association (GSMA). Com essa integração os celulares roubados ou furtados fora do Brasil, que estão cadastrados na GSMA, ficam impedidos de ser habilitados por operadoras de telefonia móveis brasileiras.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS