Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018, 16:35 - A | A

Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018, 16h:35 - A | A

Pesquisa

Censo 2020 terá informações de indígenas e quilombolas

IBGE anunciou que prova piloto começa a partir do dia 20 em 12 Estados

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Agência Brasil

Censo 2020 terá informações de indígenas e quilombolas

Primeiros testes de questionário temático começam a ser feitos

Entre os dias 20 de agosto e 6 de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coloca em prática a prova piloto do questionário temático do Censo 2020, com perguntas específicas para indígenas, quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais. As informações são Agência Brasil.

O questionário será realizado no Estados do Acre, Amapá, Rondônia, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Mato Grosso do Sul não está na lista.

De acordo com o IBGE, a iniciativa dá prosseguimento ao compromisso de fornecer informações cada vez melhores sobre povos e comunidades tradicionais, em conformidade com o Decreto nº 8.750 de 2016, que institui o Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais.

O objetivo é identificar os povos indígenas e incluir comunidades quilombolas através de uma questão de pertencimento específica. Serão observados aspectos do entorno dos agrupamentos indígenas e as características geográficas das áreas visitadas. Essas informações serão consolidadas na base territorial do Censo 2020, que serve de orientação aos recenseadores.

 “Esse bloco de perguntas é espacialmente controlado, e sua aplicação é restrita às áreas indígenas e quilombolas”, esclarece o órgão, ressaltando o fato de que o teste vai contar com orientação do Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais, integrado por servidores do próprio IBGE lotados no Rio de Janeiro, Roraima e Maranhão.

O questionário foi elaborado há meses com visitas a aldeias indígenas e comunidades quilombolas. (*com Agência Brasil)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS