Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 02 de Março de 2018, 13:12 - A | A

Sexta-feira, 02 de Março de 2018, 13h:12 - A | A

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Centro cirúrgico do CCZ será inaugurado em março

Obras para implantação da UPA-VET também iniciam este mês, atendimento deve começar dentro de seis meses

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

Centro cirúrgico do CCZ será inaugurado em março

Obras do UPA-VET começam em março; atendimento será inicado dentro de seis meses

O centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) será inaugurado no dia 19 março. O local foi reformado e ganhou uma nova sala de atendimento. Com a conclusão das obras, será implantado o Programa de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos de Campo Grande. 

 

Inicialmente, as castrações dos animais de estimação serão realizadas semanalmente em bairros carentes da Capital. Cerca de 600 felinos e 200 cães serão castrados por mês.

 

Unidade de Pronto Atendimento Veterinário

PMCG

Centro cirúrgico do CCZ será inaugurado em março

Estimativa é de que cem animais sejam atendidos diariamente

Também será implantada a  UPA-VET de Campo Grande, que já tem recurso garantido. A Unidade de Pronto Atendimento Veterinário será instalada em um anexo ao CCZ e funcionará de segunda a domingo, das 7 às 23 horas, para atendimento de cães e gatos de toda a população campo-grandense.

 

As consultas ocorrerão por ordem de chegada, com distribuição de senhas, ou por avaliação de risco, prestando os primeiros atendimentos clínicos emergenciais. A UPA-VET contará com a parceria de universidades, que ajudarão na realização de exames complementares necessários, por exemplo.

 

Os estabelecimentos veterinários também poderão se cadastrar voluntariamente, oferecendo desconto aos tutores para prestar a continuidade do tratamento do animal, caso haja necessidade, ou na compra de medicamentos.

 

A estimativa é de que 100 animais de estimação sejam atendidos por dia, com tratamentos que variam de consultas a mobilização de fratura. A previsão é de que a UPA seja inaugurada em até seis meses.

 

Conselho do Bem-Estar Animal

No dia 28 de março a Prefeitura também inicia a implantação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, com a criação do regimento interno, eleição dos conselheiros e mesa diretora. O objetivo é garantir a efetivação do Fundo de Bem-Estar Animal, abrindo a possibilidade de busca de recursos externos para a causa animal.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS