Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 18:53 - A | A

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 18h:53 - A | A

EM DOIS ANOS

Centro de Conciliação de Campo Grande atinge a marca de mil acordos

Órgão serve para facilitar acordos entre patrões e empregados, auxiliando nas seis das sete Varas do Trabalho

Flávio Veras
Capital News

Cejusc/Divulgação

Cejusc

Quase 30% das ações foram solucionados por acordo

O Cejusc (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Campo), de Campo Grande, após um ano e sete meses de funcionamento, o centro atingiu essa semana a marca de mil acordos celebrados. O órgão serve para facilitar acordos entre patrões e empregados, auxiliando nas seis das sete Varas do Trabalho da Capital.

 

De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MS), do total de 6.385 ações recebidas desde sua inauguração, quase 30% foram solucionados por acordo. Desde que foi inaugurado já foram homologados 1.015 acordos somando R$ 8.138.545,16 (Oito milhões, cento e trinta e cinco mil, quinhentos e quarenta e cinco reais e dezesseis centavos) em valores acordados.

 

O Coordenador do Cejusc, Juiz do Trabalho Boris Luiz Cardozo de Souza, garante que o Centro contribui para desafogar a pauta e os serviços das Varas do Trabalho, além de reduzir o prazo de realização das audiências. "Nós conseguimos diminuir o prazo de audiências inaugurais, da data distribuição do processo para a realização da audiência inaugural, que antes chegava a um ano, hoje não passa de 60 dias aqui".

 

Ainda de acordo com o Coordenador, o principal desafio foi fazer com que a comunidade jurídica aceitasse o sistema de trabalho do Cejusc. "Eu acredito que o primeiro objetivo foi atingido e nós alcançamos essa marca devido à colaboração de todos os envolvidos no processo. Os colegas Juízes Titulares das Varas que aceitaram que seus processos viessem pra cá; a nossa equipe de servidores que hoje se mostra extremamente dedicada, criteriosa e competente; os advogados que acreditaram na ideia e colaboram muito; e, principalmente, a administração do Tribunal que acreditou na causa dando toda estrutura, suporte e respaldo necessários", concluiu.

 

A advogada trabalhista Ana Carolina de Rezende Coutinho aprova e celebra a marca alcançada pelo Cejusc. "Entendo que o Centro é muito importante, pois num primeiro momento ele agiliza os processos que podem ser finalizados com o acordo. A melhora é imediata, o tempo que você aguardava para uma primeira audiência diminuiu consideravelmente e hoje o advogado pode usufruir desse tempo para outras atividades. Sem falar que os juízes e servidores que aqui atuam são preparados para te auxiliar especificamente com relação aos acordos".

 

 

O Cejusc fica no Fórum Trabalhista Senador Ramez Tebet, na Rua Jornalista Belizário Lima, 418, Vila Glória.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS