Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019, 10:56 - A | A

Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019, 10h:56 - A | A

Combate

CGM participa junto com 280 órgãos públicos de auditoria de fraude e corrupção

Parceria envolveu a Secretaria de Controle Externo do TCU, Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Controladoria-Geral da União e Controladoria-Geral do Estado.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

CGM  participa junto com 280 órgãos públicos de auditoria de fraude e corrupção

Parceria envolveu a Secretaria de Controle Externo do TCU, Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Controladoria-Geral da União e Controladoria-Geral do Estado.

 

Nesta quinta-feira (07), o trabalho de auditoria que vem sendo desenvolvido desde setembro de 2018, em parceria com a Secretaria de Controle Externo do TCU, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), a Controladoria-Geral da União (CGU) e Controladoria-Geral do Estado (CGE), analisou e classificou o grau de suscetibilidade e risco à fraude e à corrupção nas organizações públicas federais, estaduais e municipais do Estado de Mato Grosso do Sul, envolveu 280 órgãos públicos em avaliação.

 

O secretário da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves, destacou a cooperação feita entre os órgãos de controle, durante a apresentação dos resultados na Escola Superior de Controle Externo (Escoex).

 

Para Luiz Gonçalves, “Além da troca de experiência com vistas ao aperfeiçoamento profissional, é possível acompanhar o planejamento e execução dos atos administrativos, atuando de forma preventiva ou corretiva nas ações desempenhadas. Assim, garantimos a melhora na qualidade dos serviços públicos”, afirma.

 

Segundo o auditor de controle interno, Gilberto Antonio de Aquino Gonçalves que participou de todas as fases de elaboração do Painel de Referência. Segundo Gilberto Gonçalves, “O relatório tem como base as respostas apresentadas ao questionário “Grau de estruturação da organização em práticas antifraude e corrupção”, aplicado aos órgãos da administração pública, no segundo semestre de 2018”, pontua.

 

De acordo com o Corregedor-Geral do TCE-MS, Coordenador e Relator da auditoria, Conselheiro Ronaldo Chadid, “A avaliação envolveu cerca de 280 órgãos públicos, sendo uma amostra bem representativa. O combate à fraude e corrupção no MS é de suma importância para o sucesso da iniciativa”, conclui.

 

O trabalho desenvolvido nesta parceria pretende reavaliar periodicamente as instituições públicas do Estado, analisando a qualidade de suas defesas contra fraude e corrupção. Com o  resultado, o grupo de auditoria, espera a adoção de práticas que contribua para a redução e extinção da ocorrência de casos considerados ilícitos no setor público.

 

A Auditora-Geral do Município, Janeth Aparecida Lins Queiróz, também participou da apresentação dos resultados.

 

 

(** Com informações da Assessoria da PMCG)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS