Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 10 de Março de 2018, 08:23 - A | A

Sábado, 10 de Março de 2018, 08h:23 - A | A

SAÚDE

Cobertura da Estratégia Saúde da Família é ampliada em 19%

Ampliação e modernização na rede de saúde é o principal motivo do aumento na cobertura

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

Cobertura da Estratégia Saúde da Família é ampliada em 19%

A área de cobertura passou de 33,42% em janeiro de 2017 para 51,52% em janeiro deste ano

A área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) aumentou quase 19% em Campo Grande, passando de 33,42% em janeiro de 2017 para 51,52% em janeiro deste ano. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

 

A ampliação e modernização na rede de saúde é o principal motivo do aumento na cobertura, que consequentemente traz melhorias no acesso aos serviços básicos de saúde. As mudanças foram fundamentais para a implementação das Clínicas da Família. Em 2017, uma nova unidade foi inaugurada e mais quatro devem ser entregues ainda neste ano.

 

“Agora, vamos mostrar o que uma saúde pública melhor equipada é capaz de fazer, desafogando as urgências e dando maior resolubilidade aos problemas na Atenção Primária”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcelo Luiz Brandão Vilela.

 

Foram criadas e habilitadas junto ao Ministério da Saúde 35 novas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Cada uma conta com um médico generalista, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, além dos agentes comunitários que já faziam a cobertura das áreas.

 

Oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que possuem financiamento exclusivo do Município, foram convertidas em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). 10 UBSFs receberam mais equipes para a adequada assistência dos territórios de abrangência das unidades.

 

As unidades transformadas ESF estão em período de transição. O coordenador da Atenção Básica, Gabriel Valdes, explica que, com a cobertura mais expressiva das ESF, o acesso aos serviços básicos de saúde estarão mais disponíveis à população, aumentando o vínculo dos usuários e a resolução de agravos à saúde ainda na Atenção Básica. “Diminuindo a necessidade de uso de serviços da atenção especializada e urgência também diminui o custo com a recuperação da saúde, através da prevenção e intervenção nas patologias antes que evoluam para formas mais graves”, finaliza o coordenador.

 

A Rede de Atenção Básica é composta  por 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 42 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), 05 Policlínicas Odontológicas e 03 Ônibus para atendimento Odontológico – Odontomóvel.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS