Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017, 16:27 - A | A

Sexta-feira, 25 de Agosto de 2017, 16h:27 - A | A

Nova regra

Comerciário repudia decreto que normaliza trabalho domingos e feriados

Nova regra da aos supermercados o status de serviço essencial

Da Redação
Capital News

Arquivo

Mesmo preocupado com dívidas, consumidor está mais otimista com economia

Consumidores fazem compras em supermercado nos feriados

Os comerciários de Campo Grande divulgaram hoje uma nota de repúdio à medida que dá aos supermercados o status de serviço essencial.  A reclamação é referente ao Decreto 9.127, baixado pelo presidente Temer, que dá aos supermercados esse status.

A principal mudança é que pela legislação anterior, para abrir aos domingos e feriados esses estabelecimentos precisavam de uma lei municipal e de acordos com os sindicatos e agora, não mais. Com isso, os empregados serão os maiores prejudicados, afirma o SECCG (Sind. dos Empregados no Comércio de Campo Grande).

A nota divulgada hoje afirma que “Esta medida tem a clara intenção de prejudicar o comerciário, que seria obrigado a trabalhar aos domingos e feriados sem receber nada a mais por isso”. Ocorre que hoje os supermercados estão autorizados por Convenção Coletiva de Trabalho se oferecer as seguintes condições:

- Pagamento de vale compras no valor de R$ 57,55;

- Folga compensatória.

Vale lembrar que o referido Decreto não tem o poder de revogar a lei e as empresas continuam obrigadas a respeitar a Convenção Coletiva de Trabalho. Lembramos que o parágrafo 1º do art. 9º da Constituição federal determina que cabe à lei definir o que é atividade essencial e não um decreto presidencial.

“E ainda, a Lei 7.783 de 1989, promulgada com o intuito de definir as atividades essenciais, não garante que tais serviços sejam regulamentados por decreto presidencial”, afirma a nota.

O presidente do SECCG, Idelmar da Mota Lima, que preside também a Força Sindical em Mato Grosso do Sul e que faz parte da Fetracom/MS (Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul) afirma via assessoria que a categoria precisa somar força com o sindicato para se levantar contra esse e outras medidas que visam o enfraquecimento da categoria, como a reforma trabalhista, que deixa o empregado à mercê do patrão.

Divulgação

Comerciário repudia decreto que normaliza trabalho domingos e feriados

O presidente do SECCG, Idelmar da Mota Lima

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS