Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Cotidiano Domingo, 09 de Agosto de 2015, 09:16 - A | A

Domingo, 09 de Agosto de 2015, 09h:16 - A | A

questão indígena

Comissão de Direitos Humanos aprova criação de Subcomissão para acompanhar questão indígena

Melissa Schmidt
Capital News

Arquivo

Elizeu Dionizio

Comissão de Direitos Humanos aprova requerimento de Elizeu Dionizio que cria Subcomissão para acompanhar questão indígena

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, aprovaram na semana passada (05/08) o requerimento nº 98/2015, de autoria do deputado federal Elizeu Dionizio (Solidariedade/MS), que cria a Subcomissão Especial para acompanhar a questão indígena no Brasil. De acordo com o deputado, atualmente, os índios ocupam 91 propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, sendo que em grande parte houve conflito com os proprietários rurais. 

 

Segundo o parlamentar, “a Subcomissão vai ser importante para dar a nossa contribuição para resolvermos os impasses que existem envolvendo a maioria dos 900 mil índios do Brasil”. Para Elizeu “os indígenas passam por uma transformação social radical e rápida, que coloca em risco a integridade física e cultural deles, além de gerar conflitos pela disputa de terra em todo o país e, principalmente, em Mato Grosso do Sul”, enfatizou após aprovação da matéria. " Conflitos por terra já duram três décadas e novos conflitos podem ocorrer a qualquer momento", completou. 

 

Em junho, equipes da Força Nacional tiveram de se deslocar para as áreas de conflito entre indígenas guarani kaiowá e produtores rurais na região sul de Mato Grosso do Sul para evitar novos embates na área. Nos municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Amambai cerca de 160 índios ocuparam três propriedades rurais para exigir a demarcação de terras indígenas, sendo que no dia 22 de junho, durante ocupação da fazenda Madama, localizada em Coronel Sapucaia, os índios entraram em confronto com proprietários rurais e tiveram de deixar a fazenda para evitar mortes. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS