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Cotidiano Quarta-feira, 01 de Novembro de 2017, 12:36 - A | A

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Direito do Consumidor

Concessionária é notificada após fechamento de unidade em Campo Grande

A concessionária Buritis, revendedora dos veículos da marca Renault, encerrou as atividades o fim do mês de setembro

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Procon

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Fachada Procon MS

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) notificou a concessionária da marca Renault pelo o fechamento repentino da empresa em Campo Grande. O fato gerou reclamações de consumidores que foram prejudicados. Cópia da notificação foi encaminhada para o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor (MP/MS) para que a instituição também tenha conhecimento da situação. De acordo com a nota divulgada pela assessoria de imprensa do Procon, são direitos básicos do consumidor ter informação adequada sobre produtos e serviços, após o fechamento.

A concessionária Buritis, revendedora dos veículos da marca Renault, encerrou as atividades o fim do mês de setembro deste ano. As fornecedoras Renault do Brasil S.A. e Doeler Distribuidora de Veículos Ltda. foram notificadas pelo Procon, nesta semana, a apresentarem esclarecimentos no prazo de 10 dias. A notificação foi expedida nessa terça-feira (31).

Conforme um dos relatos que chegou ao Procon, o consumidor adquiriu um automóvel seminovo em fevereiro deste ano na concessionária Buritis e, ao procurar a loja, foi informado de que não há nenhuma autorizada para manutenção. O veículo está com problemas no freio e o consumidor ressalta que passou a quilometragem para fazer a revisão. A empresa o orientou a fazer a manutenção em Dourados ou Rondonópolis.

Segundo o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, as empresas foram notificadas a esclarecer as razões do encerramento repentino das atividades, se o encerramento é provisório ou definitivo e se há alguma tratativa que possibilite a continuidade dos serviços prestados na Capital.

A empresa deverá informar os procedimentos a serem observados para suporte técnico, inclusive, quanto à realização das revisões contratualmente exigidas para que aos consumidores seja assegurada a manutenção das garantias oferecidas pelo fabricante. Mesmo com a exigência de que as revisões sejam realizadas apenas em oficinas da rede autorizada para manutenção da garantia, não foram oferecidas opções viáveis aos consumidores.

O Procon questiona as medidas operacionais adotadas para suprir a demanda local e alternativas para suporte e atendimento técnico, como a designação de outra oficina formalmente credenciada pelo fabricante. Caso o fechamento tenha sido definitivo, as empresas deverão informar quais os direitos assegurados aos consumidores diante da falta de concessionária autorizada para o atendimento e as medidas que serão implementadas para o fornecimento de orientação aos consumidores prejudicados.

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