Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 14:14 - A | A

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 14h:14 - A | A

1ª Fase

Concurso para promotor de Justiça teve abstenção de 22,01%

Ministério Público Estadual registrou a participação de 3.319 candidatos na prova escrita

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Assessoria

Concurso para promotor de Justiça teve abstenção de 22,01%

Candidatos tiveram acesso ao gabarito no mesmo dia da prova 

O concurso do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) para  Promotor de Justiça Substituto teve a participação de 3.319 candidatos na prova escrita, divididos em 95 salas, o que corresponde a um índice de abstenções 22,01%. A prova esrita foi aplicada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), neste domingo (21).

 

Muitos vieram de longe para prestar a prova, como é o caso do goiano Anddre Udyllo Gamal de Diniz Mesquita de 28 anos. Ele, que participa de concurso há um bom tempo, disse que a expectativa é sempre boa, porém como a prova é de nível alto e com candidatos muito bem preparados, a atenção e a tranquilidade têm que ser redobrada. “Como ritual antes da prova eu gosto de entrar uns cinco minutos antes, rezar e acalmar o coração para fazer uma prova tranquila”, explicou, conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa do MPMS.

 

A Banca Examinadora composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; pelo Procurador de Justiça, Hudson Shiguer Kinashi; pelo Procurador de Justiça, Silvio Cesar Maluf; pela Procuradora de Justiça, Jaceguara Dantas da Silva; e pelo Advogado e representante da OAB/MS, Stheven Ouriveis Razuk, acompanhou todo o processo.

 

Sobre a divulgação do gabarito no mesmo dia da prova, o presidente da comissão  organizadora, Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos explicou que o objetivo foi o de tornar o concurso mais transparente e mais célere e foi um fato inédito na história dos últimos concursos do Ministério Público brasileiro. “Isso é importante porque temos que ter respeito com aqueles que fazem o concurso porque serão futuros colegas do Ministério Público”, finalizou.

 

Do provimento de 10 cargos para Promotor de Justiça Substitutos, 10% foram reservados para candidatos com deficiência e 20%, aos candidatos negros. A prova ocorreu de forma tranquila e todos os candidatos que solicitaram, receberam atendimento especial.

 

As provas escritas abrangeram as seguintes disciplinas: Direito Constitucional; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Civil; Direito Processual Civil; Tutela de Interesses Difusos e Coletivos; Direito Administrativo; Direito Eleitoral; Direitos Humanos; Língua Portuguesa e Direito Institucional do Ministério Público.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS