Campo Grande Sábado, 27 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 27 de Abril de 2018, 19:15 - A | A

Sexta-feira, 27 de Abril de 2018, 19h:15 - A | A

Comércio e serviços públicos

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador

Governo e prefeitura decretaram ponto facultativo na segunda-feira (30)

Flávio Brito
Capital News

O expediente no serviço público estadual será diferenciado na próxima segunda-feira (30) e terça-feira (1º) em função do ponto facultativo e feriado nacional do Dia do Trabalhador. Serão mantidos os serviços essenciais, mas não haverá expediente nos órgãos, fundações e autarquias do Poder Estadual. 

O decreto estabelecendo o ponto facultativo na véspera do feriado nacional foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 12 de janeiro de 2018. Pelo decreto, fica assegurada a manutenção dos serviços essenciais, como saúde e segurança.

 

Prefeitura de Campo Grande

A Prefeitura Municipal de Campo Grande também decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais durante feriado nacional do Dia do Trabalhador. O Decreto nº 13.501, de 18 de abril de 2018, está publicado na edição desta quinta-feira (19), do Diário Oficial – Diogrande.

 

A regra não vale para os centros regionais 24 horas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que funcionam normalmente no feriado prolongado.

 

A Capital possui quatro Centros Regionais de Saúde (CRS) localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e seis Unidades de Pronto Atendimento  (UPAs) nos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

 

O serviço de limpeza da cidade e coleta de lixo domiciliar também será mantido neste período

 

Atendimento Fácil

Nas unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão só retorna após o feriado, na quarta-feira (2).

 

Detran

No Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), após esta sexta-feira o expediente também será retomado somente na quarta-feira (2), após o Dia do Trabalhador. Conforme o Detran, o licenciamento das placas final 1 e 2 poderá ser pago até segunda-feira (30.04), mas o documento obrigatório será emitido somente a partir de quarta-feira devido ao ponto facultativo. Quem precisar de informações sobre o atendimento pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 154 (Capital) e (67) 3368-0500 (para municípios do interior).

 

Agenfa

Não haverá expediente nas Agências Fazendárias de MS (Agenfas) durante o feriado e ponto facultativo, mas quem precisar do serviço de emissão de guias poderá fazer pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Na quarta-feira (2.5), o funcionamento é normal com atendimento a partir das 7h30.

 

Hemosul

Nas unidades de coleta de sangue da Rede Hemosul, o horário de atendimento também será diferenciado e estão em falta os tipos sanguíneos O negativo e A negativo. Confira abaixo a escala de atendimento.

Campo Grande – No Hemosul Coordenador, situado na avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1.304, Centro, o atendimento neste sábado (27.4) e na segunda-feira (30.4) será das 7h às 12h. No domingo e terça-feira não haverá funcionamento. O expediente retorna normal na quarta-feira (2.5), das 7h às 17h;

Unidade da Santa Casa – Os trabalhos estão temporariamente suspensos em função de uma reforma;

Hospital Regional – a coleta etorna no dia 2 de maio;

Dourados – A coleta funcionará neste sábado (28), das 7h às 11h, e retorna na quarta-feira (2). Nas demais unidades de coleta do interior do Estado – Ponta Porã, Três Lagoas e Paranaíba – o atendimento retorna somente após o feriado.  

 

Justiça

Em razão do feriado do Dia do Trabalho, não haverá expediente no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul nos dias 30 de abril e 1º de maio, segunda e terça-feira da próxima semana. A portaria que disciplina o expediente forense para o ano de 2018 foi publicada no Diário da Justiça do dia 11 de janeiro.

 

O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão. No portal do Poder Judiciário , no ícone “Plantão”, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

 

Bancos

A agências bancárias funcionam na segunda-feira e fecham na terça, dia 1º.

 

Correios 

As agências dos Correios fecham no dia 1º de maio.

 

Shoppings

Bosque dos Ipês – O shopping funcionará em horário normal das 10h às 22h, na segunda-feira (30). Já no feriado de terça, somente alimentação, lazer e farmácia das 10h às 22h.

 

Campo Grande – O shopping abre normalmente na segunda-feira (30). Na terça, a praça de alimentação e opções de lazer, como cinema, funcionam. 

 

Norte-Sul Plaza – O shopping funcionará em horário normal das 10h às 22h, na segunda-feira (30) e na terça, os restaurantes e o lazer funcionam estarão abertos ao público  das 11h às 21h.

 

Pátio Central  O shopping abrirá normalmente na segunda-feira (30) e não terá expediente no feriado. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS