Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017, 15:33 - A | A

Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017, 15h:33 - A | A

Programa Lote Urbano

Construção de mil casas populares será mobilizada pelo Governo do Estado

Programa Lote Urbanizado incentiva a prática da autoconstrução

Flavia Andrade
Capital News

Edemir Rodrigues/Governo do Estado

Construção de mil casas populares será mobilizada pelo Governo do Estado

Programa Lote Urbanizado incentiva a prática da autoconstrução

O governador Reinaldo Azambuja lançou o Programa Lote Urbanizado, o qual busca aumentar a prática da autoconstrução de casas de habitação popular. Parceria entre Estado, município e cidadão: a prefeitura doa o terreno, o governo estadual constrói a base da residência (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria) e a família beneficiada entra com a mão de obra e a compra do material restante.

De acordo com a diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular do Governo), Maria do Carmo Avesani Lopez, "É um projeto no qual as famílias participam ativamente de todo o processo da construção de suas casas”.


O Governo licitou a construção de 1.097 bases residenciais, investido pouco mais de R$ 12 milhões nas construções. A intenção é disponibilizar o programa Lote Urbanizado para todos os municípios do Estado.

Para o governador Reinaldo Azambuja, “Só foi possível idealizar e concretizar esse programa Lote Urbanizado porque a Assembleia Legislativa aprovou a lei, as prefeituras doaram os terrenos e o Estado vai construir as bases residenciais. E esse programa tem uma vantagem: aqui os beneficiários não vão precisar pagar nenhuma prestação. Eles podem financiar o material de construção, concluir a construção da casa e ter o imóvel sem ter prestação para o resto da vida”, destaca.

Podem participar do Lote Urbanizado todas as famílias com renda mensal de até R$ 4.685,00 e que não tenham sido beneficiadas em nenhum programa habitacional federal, estadual e municipal, quando o benefício se tratar de uma unidade habitacional completa, salvo no caso de ampliação, quando houver real necessidade, após análise de técnicos da Agehab.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS