Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 16:56 - A | A

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 16h:56 - A | A

EDUCAÇÃO

Currículo do Estado será colocado para consulta por meio de uma plataforma online

Primeira versão da base curricular estadual foi entregue ao governador Reinaldo Azambuja, na companhia do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva

Flávio Brito
Capital News

Chico Ribeiro/Governo de MS

Currículo do Estado será colocado para consulta por meio de uma plataforma online

Governador Reinaldo Azambuja

A primeira versão do Currículo de Mato Grosso do Sul – um documento que unifica as bases do ensino no Estado, respeitando as diferenças regionais,  foi entregue ao governador Reinaldo Azambuja. A apresentação ocorreu nesta segunda-feira (18) no hotel Chácara do Lago, na Capital, na companhia do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. O superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Helio Daher, explicou que o Currículo do Estado será colocado para consulta pelos educadores por meio de uma plataforma online. A expectativa é de que a versão final fique pronta ainda em 2018. O link ainda não foi divulgado. 

 

Feito a partir da Base Nacional Curricular, ele foi construído com ampla participação, contemplando o uso de tecnologia, busca de conhecimento e especificidades do Estado. A construção do Currículo de Mato Grosso do Sul contou com 12 coordenadores regionais e 22 redatores, teve a participação da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems) e a adesão dos 79 municípios.

Chico Ribeiro/Governo de MS

Currículo do Estado será colocado para consulta por meio de uma plataforma online

Ministro Rossieli Soares da Silva destaca protagonismo de Mato Grosso do Sul

Para o ministro, Mato Grosso do Sul saiu na frente dos outros estados e está ajudando a impulsionar a educação brasileira. “Mato Grosso do Sul assumiu o protagonismo sem precisar de nenhum empurrão. Tem ajudado a impulsionar o país”, disse.

 

O governador Reinaldo Azambuja destacou que o documento não foi imposto e é fruto de uma construção coletiva, que ainda receberá novas contribuições até chegar a sua versão final. “É um avanço extraordinário de Mato Grosso do Sul, de uma construção coletiva, unificando o pensamento e buscando uma educação melhor”, afirmou.

 

A secretária de Estado da pasta, Maria Cecília Amendola da Motta, reforçou que o documento está aberto para novas contribuições e que ele não irá “engessar” o trabalho dos educadores.

 

“Os redatores ficaram dois meses em cima de currículos anteriores, obedecendo o que traz a Base Nacional Curricular que foi homologada no ano passado e, agora, nós apresentamos para os redatores, para os municípios, para os prefeitos, a primeira versão. Em seguida, abrimos para a consulta pública de todos os professores. Faremos um currículo único para todo o Estado. Cada município pode fazer a sua política pedagógica da escola, porém o aluno, se está na rede estadual, municipal ou particular, ele sabe o que tem que aprender como competências básicas iniciais de cada disciplina”.

 

Também participaram do evento o secretário de Estado de Administração, Carlos Alberto de Assis; os deputados estaduais Professor Rinaldo e Pedro Kemp; além de vereadores de Campo Grande.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS