Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 01 de Março de 2019, 12:37 - A | A

Sexta-feira, 01 de Março de 2019, 12h:37 - A | A

Alerta

Defesa Civil decreta alerta após Rio Aquidauana atingir 6 metros

Segundo Tenente-Coronel da Defesa Civil, Fábio Catarineli, o nível do rio subiu 117% entre terça e quinta-feira.

Flavia Andrade
Capital News

Francis Leone/ O Pantaneiro

Defesa Civil decreta alerta após Rio Aquidauana atingir 6 metros

Segundo Tenente-Coronel da Defesa Civil, Fábio Catarineli, o nível do rio subiu 117% entre terça e quinta-feira.

 

Nesta quinta-feira (28), a Defesa Civil decretou situação alarmante, devido às chuvas que têm atingido o Estado nos últimos dias, Em Aquidauana depois do rio que dá nome a cidade chegar a 6 metros de altura, cerca de 3 metros acima do nível normal.

 

Conforme o tenente-coronel da Defesa Civil, Fábio Santos Coelho Catarineli, ao site O Pantaneiro, “o nível do rio subiu 117% de terça-feira (26) para hoje, saltando de 2,76 para 6 metros, conforme dados integrados da Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e da Defesa Civil Municipal de Aquidauana. A partir de 7 metros, o nível do rio entra em estado de emergência”, aponta.

 

Em 2018, no mês de fevereiro, a região foi atingida por uma das maiores inundações da década, onde, o nível do rio chegou 7,42 metros. Segundo o tenente-coronel da Defesa Civil, Catarineli, “O rio Aquidauana é afetado pelas chuvas localizadas. Como são esperadas chuvas acima da média para esse período estamos monitorando de forma constante”, destaca.

 

Para realizar a medição do nível do rio nas estações de Palmeiras, Aquidauana e Estrada MT-738, a defesa civil utiliza três réguas. Em Mato Grosso do Sul, o rio Coxim também está com nível de alerta. Na região, as águas atingiram 4,21 metros de altura. A partir de 5 m, o rio entra em estado de emergência, podendo afetar a cidade.

 

De acordo com o site o Pantaneiro, a chuva, que durou a noite toda e ainda cai na região pantaneira, interrompeu o acesso à Piraputanga pelo distrito de Palmeiras. A única forma de seguir para a região é passando por Aquidauana. Os moradores de Piraputanga informaram ao portal, que por volta de 12h, a chuva se intensificou e causou alerta nos moradores do distrito.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS