Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 11 de Março de 2018, 09:10 - A | A

Domingo, 11 de Março de 2018, 09h:10 - A | A

RESSOCIALIZAÇÃO

Detentos participam de força-tarefa conta Aedes aegypti

Projeto de ressocialização beneficia reeducandos com redução de pena em troca de trabalho

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Prefeitura de Ladário

Detentos participam de força-tarefa conta Aedes aegypti

Em média, 16 sentenciados participam da ação de coleta de materiais que são potenciais criadouros do mosquito

Força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti em Ladário, na região do Pantanal Sul-mato-grossense, conta com integração dos reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto e Aberto de Corumbá (EPRSAAC). Em média, 16 detentos participam da coleta de materiais que são potenciais criadouros do mosquito transmissor do vírus da dengue, Chikungunya e Zica.

 

A ação conta, ainda, com colaboração de militares da Marinha e do Exército, bem como dos agentes de endemias, que atuam na conscientização dos moradores para descarte dos criadouros. Os detentos são responsáveis pelo recolhimento dos entulhos.

 

Os reeducandos são beneficiados com remição da pena, ou seja, a cada três dias de serviços prestados um é descontado no tempo total de prisão a ser cumprido, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP). Como é uma ação social e possui autorização judicial, esse serviço não é remunerado.

 

Segundo o secretário de Governo de Ladário, Rodrigo Arruda, muito além de ajudar no combate ao mosquito e reduzir casos da doença na região, a participação dos custodiados tem o cunho social de aproximar os apenados da vida em comunidade, no sentido de diminuir preconceitos e facilitar a inserção dessas pessoas na sociedade. 

 

Para o diretor do presídio semiaberto de Corumbá, Domingos Sávio, o trabalho é muito produtivo tanto em benefício da população em geral como para os internos que ficam satisfeitos em contribuir para o combate à doença. “É uma forma do Sistema Penitenciário ajudar diretamente à comunidade local, fazer a interação positiva dessas pessoas que estão retornando ao convívio social”, ressalta.

 

Parceria

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, explica que detentos de Corumbá já prestam serviços para a prefeitura de Ladário na área de limpeza e manutenção do município desde 2009. 

 

A parceria de reinserção social oportuniza ocupação produtiva e remunerada aos custodiados e reduz custos aos cofres públicos com a mão de obra. Cada detento recebe um salário mínimo mensal, além da remição prevista na LEP e recolhimento do seguro social.

 

Segundo Aud, oferecer trabalho digno aos custodiados reflete diretamente na redução dos índices de reincidência criminal e isso se transforma em benefício para toda a população.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS