Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 07 de Junho de 2017, 11:11 - A | A

Quarta-feira, 07 de Junho de 2017, 11h:11 - A | A

Mais segurança

Detran implementa QR Code nas Cateiras Nacionais de Habilitação

Código de barras auxiliará na prevenção de falsificação do documento

Maisse Cunha
Capital News

Detran/BA

Detran implementa QR Code nas Cateiras Nacionais de Habilitação

Mudança nas CNHs ocorre desde maiom passado

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) adicionou o código de barras bidimensional, conhecido como QR Code, no verso das Cateiras Nacionais de Habilitação (CNH), feitas a partir de maio. A inclusão foi pensada para contribuir com os órgãos de fiscalização, comerciantes e com a população que pode sofrer prejuízos com a falsificação de documentos.


Segundo a  diretora de Habilitação do Detran, Rosilda da Silva Melo, qualquer pessoa pode verificar se os dados impressos na CNH são verídicos. “Agora ficou bem mais difícil a falsificação da CNH, porque só de aproximar a câmera do celular aparece no aplicativo todos os dados do condutor que estão na base nacional do Denatran e assim é possível confrontar com as informações que estão na habilitação”, pontuou.


De acordo com Rosilda, com a nova mudança, as CNHs passam a ter 29 itens de segurança para evitar falsificações no documento. Segundo a diretora, a transição será feita de forma gradativa e a nova mudança não gerará custos adicionais aos motoristas.“Quando o cidadão for renovar a habilitação, realizar uma segunda via, adição ou mudança de categoria já será expedido o novo modelo”, ressaltou Rosilda.


Conforme dados do Detran, no mês passado foram emitidas 25.082 CNHs com o QR Code em Mato Grosso do Sul. A estimativa é que, em cinco anos, os 1.106.860 condutores do estado estejam com o novo modelo.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS