Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019, 18:09 - A | A

Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019, 18h:09 - A | A

Falha no Sistema

Detran justifica queda no sistema com falha em equipamento de terceirizada

Empresa responsável pelo Sistema Nacional de Gravames busca solucionar o caso desde o início da semana

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/DetranMS

Detran justifica queda no sistema com falha em equipamento de terceirizada

Empresa responsável pelo Sistema Nacional de Gravames busca solucionar o caso desde o início da semana

 

Nesta quinta-feira (21), o diretor de Tecnologia da Informação, Robson Roberto Alencar Duarte, do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) informou que a falha em um dos equipamentos da empresa B3, responsável pelo SNG (Sistema Nacional de Gravames) pode ser uma das causas da queda no sistema, impossibilitando a execução de serviços relacionados à veículos no Detran-MS.

 

De acordo com o diretor, “uma equipe de trabalho tem acompanhado de perto todos os testes para identificar a falha. O SNG permite que instituições Financeiras cadastradas, de forma eletrônica, possam registrar diretamente nas bases dos Detrans, a inclusão, alteração, cancelamento ou baixa de gravames restritos à alienação de veículos automotores. O sistema foi instituído pela Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados) com a anuência do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)”, afirma.

 

O problema foi detectado na última terça-feira (19), após uma queda nos links de comunicação das operadoras, e apesar do serviço ser prestado pela B3, as comunicações são monitoradas por equipes técnicas do Detran-MS e SGI (Superintendência de Gestão da Informação). Essa queda ocasionou a suspensão nos serviços do País inteiro, mas estes foram restabelecidos no mesmo dia, o que não ocorreu com o Mato Grosso do Sul. A expectativa é de que o problema seja solucionado ainda nesta quinta-feira (21) e para isso, os técnicos têm trabalhado em conjunto. 

 

No entanto, não há garantias. Enquanto isso, os serviços estão suspensos. O Detran-MS informa ao usuário que, os prazos vencidos nas datas em que o sistema estava inoperante, não serão levados em conta, evitando prejuízos financeiros com multas e afins.

 

A emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e outras consultas continuam funcionando normalmente. Entre os serviços suspensos estão a emissão de documentos de veículos, emplacamento, transferências, alienações e desalienações, liberação de veículos apreendidos nos pátios, entre outros.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS