Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 14 de Junho de 2018, 10:34 - A | A

Quinta-feira, 14 de Junho de 2018, 10h:34 - A | A

homenagem e valorização

Dia Estadual do Zootecnista será celebrado em 13 de maio para valorizar profissionais

Data escolhida se refere a aula inaugural do primeiro curso superior da área no Brasil, em 1966

Flávio Brito
Capital News

O Dia Estadual do Zootecnista foi instituído pela Lei 5.210, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (14). A celebração deve ocorrer anualmente no dia 13 de maio, mesma data em que se comemora o dia nacional deste profissional. De acordo com o autor da lei do deputado estadual Felipe Orro (PSDB), a Zootecnia congrega o conjunto de atividades e habilidades destinadas a desenvolver, promover, preservar e controlar a produção e a produtividade dos animais. 

 

“Além disso, este profissional colabora na manutenção dos processos ecológicos e ambientais, garantindo a integridade dos ecossistemas, a conservação das espécies e a sustentabilidade do meio ambiente”, destacou Orro.

 

Fazem parte da área do conhecimento do zootecnista o planejamento, a economia, a administração, o melhoramento genético, a ecologia, a sustentabilidade, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o manejo de animais, a nutrição, a alimentação, a formação e a produção de pastos e forragens, os sistemas de produção e a industrialização.

 

“A lei visa a valorização do profissional zootecnista. Em 13 de maio de 1966, foi realizada a aula inaugural do primeiro curso superior da área no Brasil, na Faculdade de Uruguaiana, Estado do Rio Grande do Sul. A data de celebração foi escolhida diante da importância deste fato”, salientou.

 

Utilidade Pública

Também foi publicada a Lei 5.212, de autoria do deputado Beto Pereira (PSDB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Produtores do Assentamento Sumatra, com sede e foro no município de Bodoquena. A entidade contribui para o fomento das atividades agropecuárias e a defesa das atividades econômicas, sociais e culturais dos associados. Ainda favorece no ciclo de produção, distribuição e consumo dos bens entre os membros.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS