Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 18:17 - A | A

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 18h:17 - A | A

SAÚDE e Educação

Dicionário sobre saúde e segurança do trabalhador será lançado nesta quarta-feira

É a primeira obra no mundo que elenca verbetes relacionados a saúde e segurança no trabalho, para dar suporte na atuação dos profissionais

Flávio Brito
Capital News

O lançamento do “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador — Conceitos, Definições, História e Cultura” será lançado na quarta-feira (20).  A publicação foi desenvolvida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Entre as instituições parceiras do evento está o Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul (TRT 24ª Região),  a cerimônia será realizada no auditório do órgão, em Campo Grande.

 

O evento está previsto para começar às 18h30, com a palestra “A crescente complexidade das questões de saúde e segurança no trabalho e a necessidade de novas abordagens”, que será ministrada por René Mendes. Logo após, será realizada a cerimônia de lançamento do dicionário. A realização do evento será no auditório do TRT 24ª Região, localizado na rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, Bairro Jardim Veraneio.

 

Sob organização de René Mendes, médico referência na área do trabalho tanto no Brasil quanto na América Latina, o livro é um guia para os profissionais que atuam com a saúde e qualidade de vida do trabalhador. Em 1.280 páginas, a publicação traz 1.236 verbetes e 1.049 verbetes temáticos que explicam o significado de vários termos relacionados às doenças, métodos de trabalho e instrumentos de pesquisa.

 

Durante um ano, o material foi confeccionado para a elaboração do dicionário e, ao todo, 522 autores de todo Brasil contribuíram com esse processo. Em Mato Grosso do Sul, duas profissionais da área da saúde foram convidadas e escreveram alguns verbetes: a coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da UCDB, Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães  e a terapeuta ocupacional egressa da Católica Me. Lilian Varandas.

 

Segundo Liliana, essa é a primeira obra no mundo que elenca verbetes relacionados a saúde e segurança no trabalho e vem para dar suporte na atuação dos profissionais. “Como são várias profissões ligadas ao tema — sociólogos, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e, até mesmo, advogados — a questão do trabalho é entendida por diferentes óticas e a publicação tem como intuito orientar e auxiliar os profissionais nas práticas diárias, seja na sala de aula, na pesquisa ou na atuação de cada área. Acredito que é algo que vai melhorar, ainda mais, o desempenho de cada especialidade”.

 

 

Além do TRT, também apoiam o lançamento do livro o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro) do Ministério do Trabalho, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) e Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul (Sesi-MS).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS