Campo Grande Terça-feira, 14 de Maio de 2024



Cotidiano Quinta-feira, 14 de Setembro de 2017, 10:56 - A | A

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2017, 10h:56 - A | A

Saúde

Em meio ao caos da saúde pública, novos médicos são convocados na Capital

Diogrande traz a convocação de 29 profissionais e pacientes usam o Facebook para relatar longa espera e superlotação

Flávio Brito
Capital News

As unidades de saúde de Campo Grande vão passar a contar com mais 29 médicos, convocados pela prefeitura nesta quinta-feira (14). Os profissionais vão atuar na nas unidades de urgência e na Atenção Básica – composta pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e estão sendo convocados por meio do cadastro de temporários do município. A convocação acontece em meio ao caos que a saúde pública enfrenta na Capital.

O edital de convocação nº 22/2017 foi publicado na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial do Município (Diogrande). De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura, agora, 457 profissionais, entre concursados e contratados, já foram convocados.

 

Apesar disso, a falta de médicos continua sendo uma reclamação constante de quem precisa de atendimento em Campo Grande. Muitos moradores usam seus perfis pessoais na rede social Facebook para relatar essas situações.

Divulgação

face

Foto postada por paciente mostra fila de espera por atendimento no bairro Nova Bahia


“Ontem cheguei eram 18h45 e fui atendida às 23h27. Muitas pessoas esperando há muito tempo, passando mal, cadeirante e gestante. Três médicos atendendo, um de urgência e emergência e dois clínicos gerais. Não desejo isso pra ninguém”, escreveu uma paciente nesta quarta-feira (13). Ela participa do grupo “Aonde não ir em Campo Grande" e esperou por atendimento na unidade do Nova Bahia. 

No mesmo grupo, outra paciente relatou que no dia 9 deste mês precisou de atendimento e recorreu a UPA Universitário, mas foi informada de que não havia nenhum médico no local. Ela ainda disse ter passado pela UPA Moreninhas e no Aero Rancho. Segundo ela, foram três horas e meia de espera por atendimento. “Fui atendida lá pela 1h10 da madrugada,a minha jornada p ser atendida durou 3 horas e 30 minutos, mas fui atendida e estou ficando melhor”, disse a paciente na postagem.  A equipe de reportagem entrou em contato com a prefeitura para verificar essas informações e aguarda a resposta.

 

Por meio da assessoria, a prefeitura da Capital informou que “a eventual demora no atendimento é decorrente da alta demanda de pacientes em estado grave.  O atendimento nas UPAs e CRSs se dá por classificação de risco e não por ordem de chegada, ou seja, pacientes classificados como azul ou verde (casos de menor gravidade) acabam sendo preteridos em detrimento dos atendimentos de urgência e eventualmente acabam tendo que aguardar por mais de 4 ou 5 horas”.

“É importante ressaltar que em ambos os casos e nos referidos dias não houve nenhuma comunicação de falta de médicos, ou seja, o quadro de atendimento estava completo. Desde o início do ano, a atual administração tem buscado soluções para melhorar o atendimento nestas unidades e garantir maior celeridade. E isso tem sido  feito através do remanejamento e convocação de mais profissionais. Por fim, a administração tem buscado reforçar a rede de atenção básica - composta por 67 unidades espalhadas pelas sete regiões da Capital-  haja vista que 70% pacientes atendidos nas UPAS e CRSs poderiam ter o seu problema resolvido nestas unidades e, muitas vezes o paciente prefere procurar uma UPA por ter uma falsa impressão de que não será atendido na unidade básica”, completou a a nota da assessoria.


Conforme a publicação no Diogrande, estão sendo convocados  dois médicos ambulatoriais – clínico geral com carga horária semanal de 20h; seis médicos plantonistas– clínico geral para trabalhar 24h semanais; 15 médicos para atender no Programa Saúde da Família com carga horária semanal de 20h e 15 com carga horário de 40h por semana.

Facebook/Reprodução

UBS Nova Bahia

Foto postada por paciente mostra fila de espera por atendimento no bairro Nova Bahia

 

Os convocados devem se apresentar nesta sexta-feira (15), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, na Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação da Sesau, situada à Rua Bahia, 280 – Centro, para providências relativas ao início das atividades laborais.

A relação e o cronograma descrito na publicação podem ser conferidos no endereço eletrônico www.campogrande.ms.gov.br/diogrande.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS