Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019, 13:15 - A | A

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019, 13h:15 - A | A

CORTE DE GASTOS

Em primeira publicação do ano, Estado exonera 1,9 mil comissionados

Medida já havia sido informada pelo governador Reinaldo Azambuja

Leonardo Barbosa
Capital News

Deurico/Capital News

Em primeira publicação do ano, Estado exonera 1,9 mil comissionados

Governador Reinaldo Azambuja durante entrevista nesta terça-feira (1º)

Cumprindo uma medida com objetivo de cortar gastos, o governador Reinaldo Azambuja exonerou nesta quarta-feira (2), cerca de 1,9 mil servidores com cargo em comissão da administração estadual. A decisão foi publicada no primeiro Diário Oficial do ano, nesta manhã.

 

A exoneração estava prevista e ocorre regularmente a cada fim de mandato. Conforme a publicação, foram exonerados, “todos os servidores ocupantes em cargos de comissão, símbolo DGA das entidades de administração direta, autárquica e fundacional do Estado”. Dirigentes e membros de diretoria da administração que cumprem mandato em decorrência de previsão legal permanecem no cargo até o fim do período previsto.

 

De acordo com o Governo do Estado, alguns dos servidores exonerados podem ser realocados nas secretarias, mas isso depende de cada secretário.

 

Durante o último mês, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Governo, Eduardo Riedel (mantido no cargo), falavam sobre a necessidade do corte de gastos, em especial na folha de pagamento de pessoal. “A intenção é reduzir a folha de pagamento e o número de cargos comissionados. Reduzir para sobrar mais recursos”, disse o governador.

 

Mato Grosso do Sul destina 48,4% de sua receita para o pagamento de pessoal. A Lei de Responsabilidade Fiscal limita a 49% da receita corrente líquida estadual (soma das receitas públicas, descontadas as obrigações constitucionais) o teto de gastos com pessoal.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS