Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 25 de Dezembro de 2018, 10:11 - A | A

Terça-feira, 25 de Dezembro de 2018, 10h:11 - A | A

Meio Século

Empresa de energia elétrica nacional lança livro sobre seus 50 anos de história

Eletrosul realiza parceria com o Centro da Memória da Eletricidade no Brasil

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Empresa de energia elétrica nacional lança livro sobre seus 50 anos de história

Eletrosul realiza parceria com o Centro da Memória da Eletricidade no Brasil

Eletrosul lançou este mês, o livro histórico e comemorativo aos 50 anos de fundação da empresa, completados no último domingo, 23 de dezembro. A obra “Eletrosul 50 anos” foi apresentada ao público interno durante evento de celebração do cinquentenário na sede da companhia, em Florianópolis (SC). 

 

A produção foi realiza em parceria com o Centro da Memória da Eletricidade no Brasil para oferecer uma visão abrangente sobre a trajetória de uma das mais sólidas empresas do setor de energia elétrica nacional. A publicação relata os diversos momentos pelos quais passou a Eletrosul desde sua criação, em 1968, com sede em Brasília e escritório central no Rio de Janeiro. 

 

A obra conta também, a transferência da sede para Santa Catarina, no ano de 1975, a emblemática privatização de seu parque gerador, em 1998, e o retorno ao negócio de geração, em 2004. O conto relata as histórias dos estados onde atua, das populações que beneficia e, consequentemente, do próprio Brasil. O livro, contém 220 páginas, com texto disponível também em inglês. São 2 mil exemplares, as quais serão distribuídas aos empregados e instituições parceiras. 

 

Além deste, outros fatos marcaram a história da empresa, sendo elas, a criação de um selo personalizado, lançado em junho, e de um carimbo comemorativo, apresentado também nesta sexta-feira – ambos produzidos e emitidos pelos Correios. O carimbo será utilizado por 30 dias em correspondências que forem despachadas pela Agência Central dos Correios em Florianópolis. Posteriormente, um exemplar do selo e do carimbo serão conservados no Museu Nacional dos Correios, em Brasília. 

 

Sobre a empresa 

 

Referência em energias renováveis, a Eletrosul tem uma matriz energética predominantemente limpa, proveniente das fontes hídrica, eólica e solar, totalizando 1,873 gigawatt (GW) de potência em operação comercial – energia suficiente para atender ao consumo de mais de nove milhões de pessoas. Com empreendimentos nos três estados da região Sul, no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia, a Eletrosul é referência nacional em transmissão e geração de energia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Possui sete hidrelétricas, um complexo eólico, uma usina solar e opera 12 mil quilômetros de linhas de transmissão, interligando as mais diferentes regiões. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS