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Cotidiano Terça-feira, 12 de Setembro de 2017, 13:17 - A | A

Terça-feira, 12 de Setembro de 2017, 13h:17 - A | A

Direito do consumidor

Encontro reúne representantes de Procons de 22 municípios

Foco do evento será o debate para solução dos grandes problemas comuns ligados à telefonia, como cobrança abusiva

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Procon

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Fachada Procon MS

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) reúne na quarta-feira (13.) representantes dos Procons Municipais para debater a solução de problemas de consumo em Mato Grosso do Sul. Demandas dos consumidores estão entre os temas de interesse da sociedade queserão debatidos no encontro.

O 12º Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor será realizado das 8h às 17h50, no auditório do Ministério Público do Trabalho, no bairro Amambaí, em Campo Grande.

O objetivo do encontro é ampliar a articulação dos órgãos de defesa do consumidor para proporcionar a melhoria do atendimento. Mato Grosso do Sul conta hoje com 30 Procons instalados, dois em processo de instalação e mais cinco municípios manifestaram interesse em implantar o sistema de defesa do consumidor. A proposta do evento é alinhar as estratégias de atuação na defesa do consumidor.

Durante o evento, serão abordados temas que demandam maior atuação dos Procons. O foco do encontro será o debate para solução dos grandes problemas comuns ligados à telefonia, como cobrança abusiva, e ao sistema bancário. De acordo com dados estatísticos do Procon, entre as principais reclamações dos consumidores estão as empresas de telefonia, água, luz, atendimento bancário e financiamentos.

Também serão discutidos aspectos da atuação para aperfeiçoamento das atividades realizadas, como documentos fiscais, controle de qualidade de combustíveis, vigilância sanitária, entre outros.

Programação completa
7h30 – Credenciamento
8h – Abertura e composição de mesa
8h30 – Apresentação do Planejamento Estratégico PROCON MS (Marcelo Salomão); Política do consumidor – TJ – Técnicas de mediação e conciliação através do convênio e ambiente E-SAJ; Educação para o Consumo; Procon Interior.
9h – Seczetaria de Estado de Fazenda (Sefaz): Documentos Fiscais Eletrônicos do Varejo (Eduardo Henrique Higa – Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Edson Massacazu Ochigame – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Cupom Fiscal Eletrônico ECF (CF-e-ECF).
09h40 – Coffee Break
10h00 – Palestras Temáticas:  Operadora Claro: Solução preliminar de conflitos extrajudiciais – 30 min.  Operadora TIM: Como o Conselho de usuário pode contribuir com os PROCONS (Ricardo Alves) – 30 min.
11h – Sinpetro: Controle de qualidade dos combustíveis (Fred Milton – eng. químico do Sinpetro MS) e O sindicato e suas relações com o consumidor (Edson Lazaroto – Gerente executivo – Sinpetro-MS).
11h30 – Almoço
13h30 – Vigilância Sanitária Estadual: Foco no risco (Glaucia Guimarães)
14h – Palestras Temáticas: Operadora OI: Foco, avanço na satisfação do cliente frente ao órgão de defesa do consumidor – 30 min. Sistema bancário Itaú: Atendimento rápido para consumidores Itaú / Unibanco – 30 min.
15h – Coffee Break
15h10 – Palestras Temáticas: Operadora Vivo: Investimentos em rede, reclamações e ações de melhorias nas relações de consumo (Assunta Campos) – 30 min. Sistema bancário Banco do Brasil: Atendimento bancário e suas alternativas – 30 min. Sistema bancário Santander: Educação Financeira & Satisfação do cliente (Sidnei Curzio Junior) – 30 min.
16h40 – Palestra Temática: Sistema Educacional Anhanguera
17h10 – Discussão dos temas com o público presente
17h30 – Mesa de negócios e dúvidas e troca de cartões
17h50 – Encerramento

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