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Cotidiano Domingo, 03 de Dezembro de 2017, 09:27 - A | A

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EDUCAÇÃO

Escolas criam curtas-metragens a partir de projeto de leitura

O projeto “Clube de Leitura Arlequim” leva para escolas oficinas de teatro, música, leituras, saraus e declamações

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / PMCG

Escolas criam curtas-metragens a partir de projeto de leitura

O Clube de Leitura Arlequim criou curtas-metragens para mostrar o resultado das ações

O Clube de Leitura Arlequim criou curtas-metragens para mostrar o resultado das ações realizadas com os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme).  As escolas tiveram o suporte da Divisão de Tecnologia da Semed, que auxiliou os professores na produção dos curtas, que transpôs para a tela, o fruto das oficinas de teatro, música, leituras, saraus e declamações realizadas com as turmas de alunos beneficiadas pelo projeto.

 

A ideia do “Clube de Leitura Arlequim” é misturar os temas e linguagens, incentivando a livre manifestação do espírito artístico. A chefe da DED, Anny Michelly, destaca que a literatura precisa ser considerada no processo educativo por provocar debates e exercícios interpretativos.

 

O projeto foi dividido em três formas de roteiros: Leitura Amiga, Leitura em Casa e Leitura em Rede. A adaptação dos roteiros foi feita pelo próprio professor da unidade escolar.

 

Na “Leitura Amiga”, os alunos leram os textos para os colegas, que repassaram as informações para outros receptores.

 

Já na “Leitura em Casa”, os alunos mediadores e receptores leram para alguém da família ou que more no mesmo domicílio.

 

Na “Leitura em Rede” os textos foram levados para outros círculos de convívio diferentes da escola, como  universidade, asilos, hospitais, livrarias e feiras.

 

Durante seis meses os professores das escolas do campo e que oferecem Educação de jovens e adultos (EJA) passaram por oficinas de capacitação, onde trabalharam textos de autores regionais, como Manoel de Barros, Augusto Cezar Proença, Raquel Naveira, Flora Tomé, Theresa Hilcar e Hélio Serejo, além de escritores nacionais. O resultado desses encontros foi levado para dentro das escolas participantes do projeto.

 

O projeto foi lançado em maio pela equipe da Divisão de Educação e Diversidade (DED) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A chefe da DED, Anny Michelly Brito, explica que a ideia é expandir o clube de leitura para outras escolas da área urbana. “Ficamos satisfeitos com o trabalho de todas as unidades porque todas as equipes abraçaram o projeto, que foi muito bem pensado e teve a colaboração de todos. Os textos foram bem escolhidos e os professores tiveram a oportunidade de ter uma vivência diferenciada da literatura”, destaca.

 

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