Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018, 16:53 - A | A

Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018, 16h:53 - A | A

ENERGIA CULTURAL

Espaço Energia será reinaugurado nesta quinta com exposição de artista campo-grandense

Exposição da artista plástica Thetis Selingardi reabre espaço cultural a partir deste mês

Leonardo Barbosa
Capital News

Energisa MS/Divulgação

Espaço Energia será reinaugurado nesta quinta com exposição de artista campo-grandense

O Espaço Energia fica localizado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande

Depois de ficar um tempo fechado para reformas, o Espaço Energia, ambiente de fomentação da cultura regional e de informações sobre o setor elétrico da Energisa Mato Grosso do Sul em Campo Grande, será reinaugurado nesta quinta-feira (30).

 

Energisa MS/Divulgação

Espaço Energia será reinaugurado nesta quinta com exposição de artista campo-grandense

‘Hololens’, óculos que integra o virtual e real será uma das atrações do espaço

Em atividade desde 2015, o Espaço Energia já apresentou os princípios da física, experimentos, história e conceitos da eletricidade para mais de 30 mil visitantes. Na reforma atual o local foi modernizado com equipamentos que possibilitam apresentações em formato digital e interativo, oferecendo o registro da experiência virtual dos visitantes por meio de dispositivos de realidade aumentada.

 

Com investimento de R$ 2,9 milhões, a reforma do espaço de 220 m² pretende ampliar o número de visitantes com os novos atrativos que incluem uma maquete interativa (mini cidade) com os caminhos da energia, bicicleta geradora com óculos de realidade virtual, experimentos físicos com animações complementares, ferramentas digitais que demonstram o funcionamento da energia solar, de uma casa antiga versus eficiente, e do conhecido experimento de Van Der Graaf (esfera que arrepia os cabelos). Outra grande atração é o dispositivo ‘Hololens’, óculos que integra o virtual e real na mesma instalação e permite ao visitante trocar uma lâmpada apenas com o movimento das mãos, sem tocar.

 

Além do caráter educativo, o local é também referência no incentivo e promoção da arte e cultura sul-mato-grossense, por meio de sua área cultural que já abrigou 28 exposições de artistas regionais, sob a curadoria de Yara Penteado, desde a sua abertura. E para abrilhantar ainda mais a nova fase do Espaço, a consagrada artista plástica Thetis Selingardi foi convidada a expor suas telas pelo período de três meses, proporcionando ainda mais experiências sensoriais aos visitantes.

 

Energisa MS/Divulgação

Espaço Energia será reinaugurado nesta quinta com exposição de artista campo-grandense

Obras de Thetis Selingardi serão expostas na reabertura do Espaço Energia

A artista

Thetis Selingardi é artista brasileira, pintora e desenhista, nascida em Campo Grande em 1953. Representante da Geração 80, Thetis é consagrada com críticas de artes nacionais.

 

Serviço

O Espaço Energia é voltado para o público adulto e infantil, com foco em educadores e alunos do ensino fundamental e médio, e conta com uma unidade móvel (van) dotada de equipamentos interativos, que percorre todo o estado levando conhecimento sobre eficiência energética para os mais diversos públicos. O horário de funcionamento do Espaço é de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Avenida Afonso Pena, 3.901.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS