Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 16 de Novembro de 2011, 08:13 - A | A

Quarta-feira, 16 de Novembro de 2011, 08h:13 - A | A

Estudo comprova que substância presente no café bloqueia raios ultravioletas

Isabela Carrato - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Pesquisa realizada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) demonstra que o café, paixão presente em boa parte dos lares brasileiros, é pode ser capaz de bloquear os raios ultravioletas. Tudo por conta da presença da substância chamada caveol, que é extraída do óleo do grão.

Conforme o estudo, o uso não se limitaria à pele, mas a qualquer material que precise de proteção contra este tipo de radiação solar. Placa de asfalto na estrada seria passível desta proteção.

Sob autoria de da aluna de pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical Tais Aleriana Lucon Wagemaker, o trabalho teve orientação do pesquisador e diretor do Centro de Café, Oliveiro Guerreiro Filho.

O caveol é uma das substâncias encontradas no grão que se classifica como insaponificável, ou seja, sem condições para se tornar sabão químico. “O óleo do café é uma mistureba de coisas. O potencial para a descoberta de novos usos está na pesquisa”, afirma o pesquisador do IAC, Nilson Borlina Maia, via nota do IAC, também publicada no site do Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais.

A pesquisa com o óleo de café iniciou informalmente no Instituto em 2003, mas foi só em 2010 que Tais Aleriana Wagemaker defendeu sua tese de mestrado comprovando o potencial do caveol.

O objetivo da pesquisa foi descobrir usos alternativos para materiais já existentes. Esse potencial está no café, estudado no programa de melhoramento genético do IAC. “Não melhoramos a genética do café para descobrir o potencial do óleo, buscamos no material que já foi melhorado novas possibilidades”, afirma Nilson Maia, conforme assessoria do instituto.

Leia o estudo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS