Campo Grande Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 19 de Setembro de 2017, 11:02 - A | A

Terça-feira, 19 de Setembro de 2017, 11h:02 - A | A

ALUSÃO À DATA

Evento chama atenção para os direitos das pessoas com deficiência na Capital

Na ocasião também será lançado o projeto Deficiente Eficiente Independente e Autoprodutivo

Laura Holsback
Capital News

Deurico Ramos/Capital News

Cadeirantes vão à praça para conscientizar população

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 3 de dezembro do ano passado, dezenas de pessoas se reuniram na praça

Ação realizada em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência quer chamar atenção da sociedade para os direitos desse público, em Campo Grande. O evento acontece nesta quinta-feira (21), das 8h às 12h, na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande.
 

O lema a ser abordado é “Observar o passado, valorizar o presente e lutar pelo futuro”. A organização é feita pela prefeitura, por meio da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência (Caped), e promete extensa programação. Além de shows musicais, terão apresentações de dança, capoeira, bazar, apresentações culturais, brincadeiras, além de sorteio de brindes.

Na ocasião também será lançado o projeto Deficiente Eficiente Independente e Autoprodutivo (Deia), que visa garantir a dignidade da pessoa com deficiência.

A data
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada por lei no ano de 2005. De acordo com o Censo 2010, mais de 45 milhões de brasileiros têm pelo menos um tipo de deficiência, representando quase um quarto da população. Campo Grande tem aproximadamente 200 mil pessoas pessoas com Deficiência, segundo projeção do IBGE.

“A data serve para chamar atenção, novamente, para a inclusão das pessoas com deficiência. A prefeitura de Campo Grande, por meio da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência da subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, tem atuado efetivamente na articulação com as demais secretarias, no sentido de promover o protagonismo desse público”, disse o coordenador da Caped, David Marques.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS