Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 26 de Outubro de 2017, 14:18 - A | A

Quinta-feira, 26 de Outubro de 2017, 14h:18 - A | A

Justiça

Ex-governador do Rio será transferido para presídio federal de Campo Grande

Sérgio Cabral está preso desde novembro do ano passado, após as investigações da Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato

Flávio Brito
Capital News

Assessoria/Divulgação

Ex-governador do Rio será transferido para presídio federal de Campo Grande

Ex-governador do Rio será transferido para presídio federal de Campo Grande

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral vai ser transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande. Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, a remoção ocorrerá nos próximos dias. Por questões de segurança, o Depen não divulgará antecipadamente a data da ida de Cabral para Mato Grosso do Sul, limitando-se a fornecer detalhes do procedimento apenas após a conclusão da transferência.

A transferência foi determinada segunda-feira (23) pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, que atendeu a pedido do procurador federal Sergio Pinel, que alegou falta de segurança no presídio onde Cabral se encontra, em Benfica, no Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas pela Agencia Brasil e a reportagem não havia conseguido contato com o advogado de Cabral até a publicação da matéria.

Sérgio Cabral está preso desde novembro do ano passado, após as investigações da Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato, que prendeu o ex-governador e várias pessoas ligadas a sua gestão no governo. Em maio ele foi transferido de Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, para a Cadeia Pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica.

Em depoimento na segunda-feira, o ex-governador mencionou ter informações a respeito dos negócios da família de Bretas, que seria dona de uma das empresas mais importantes do ramo de bijuterias do Rio de Janeiro. A declaração foi interpretada pelo juiz e pelo Ministério Público Federal (MPF) como uma tentativa de intimidação e um indício de que Cabral estaria recebendo informações indevidas dentro do presídio.

A defesa do ex-governador recorreu da decisão, que o advogado Rodrigo Roca classificou de arbitrária, mas, na terça-feira (24), o desembargador Abel Gomes, da Primeira Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), negou o pedido de liminar para impedir a transferência do ex-governador para um presídio federal.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS