Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 11:56 - A | A

Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 11h:56 - A | A

REVIVA CAMPO GRANDE

Expectativa de comerciantes é que revitalização na 14 de Julho atraia clientes

Pesquisa realizada pelo IPF aponta que 20,45% dos empresários da região esperam aumento nas vendas

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

Cronograma de ações do Reviva Campo Grande será apresentado na segunda-feira

Primeira fase da obra deve levar cerca de 20 meses para ser concluída e vai custar cerca de R$ 50 milhões

Para a maioria dos comerciantes da Rua 14 de Julho, cerca de 31,82%, a revitalização da principal via comercial do centro de Campo Grande vai atrair mais clientes. É o que aponta o levantamento do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPF-MS) da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS).

 

Ainda de acordo com a pesquisa, a expectativa de 20,45% dos empresários é que as vendas aumentem com o projeto Reviva Campo Grande. Outros 21,59% acreditam que as obras trarão modernização. 

 

Como aspectos negativos, os comerciantes apontam os ruídos e entulhos (21,01%) como principais problemas. Entre as principais dúvidas estão o cronograma de obras (32,61%) e o projeto do estacionamento (21,74%).

 

A primeira fase do projeto vai contemplar o trecho da Rua 14 de Julho, entre as Avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa da Costa. A obra deve levar cerca de 20 meses para ser concluída e a etapa vai custar cerca de R$ 50 milhões.

 

Em relação às vagas de estacionamento na área central, a maioria dos entrevistados (62,5%) acredita que a criação de vagas verticais não vai resolver o problema, mas avalia como positiva a iniciativa (63,64%).

 

A pesquisa foi realizada no mês de março em parceria com o Sindivarejo Campo Grande, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura. Foram ouvidos 67 dos 195 comerciantes da região. A maioria é composta por microempresários (51,56%), possuem imóveis alugados (87,50%) e contam com até cinco funcionários (44,26%). 

 

Projeto

O projeto pretende transformar a 14 de Julho, da Afonso Pena a Cândido Mariano, em um shopping a céu aberto. O calçadão terá áreas de convivência implantadas em baias; arborização; bicicletários e conexão via internet. 

 

A calçada será ampliada para ter 6,5 metros de largura em alguns pontos, enquanto atualmente tem 3 metros. Com o estacionamento proibido neste trecho, ao invés de três, serão duas faixas para o tráfego de veículo e o asfalto tradicional com CBUQ será substituído pelos mesmos pisos utilizado nas calçadas. Com o meio-fio rebaixado, a pista será praticamente no mesmo nível da rua.

 

Todas as informações referentes ao projeto estão disponível no site da Prefeitura de Campo Grande.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS