Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 24 de Agosto de 2016, 09:55 - A | A

Quarta-feira, 24 de Agosto de 2016, 09h:55 - A | A

Nota

Famasul divulga nota de repudio a conflito entre índios e fazendeiros

Os conflitos tiveram início no dia 14 de junho, em Caarapó

Edyelk dos Santos
Capital News

A Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) em parceira com outras entidades divulgou uma nota em apoio aos indígenas após conflitos que tiveram início no último dia 14 de junho e que resultou na morte de um indígena.

 

O conflito na Fazenda Yvu, em Caarapó deixou nove pessoas feridas e um indígena morto e após investigações cinco fazendeiros foram presos e os armamentos que podem ter sido usadas no conflito foram apreendidas pela polícia.

A Famasul fez parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), a Federação do Comércio (Fecomércio), a Federação dos Empresários de Mato Grosso do Sul (Faems), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja), e a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) divulgou nota oficial de apoio aos indígenas.

 

Confira abaixo a nota na íntegra:

"Nota Oficial


O conflito na Fazenda Yvu, em Caarapó deixou nove pessoas feridas e um indígena morto e após investigações cinco fazendeiros foram presos e os armamentos que podem ter sido usadas no conflito foram apreendidas pela polícia.

A Famasul em parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), a Federação do Comércio (Fecomércio), a Federação dos Empresários de Mato Grosso do Sul (Faems), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja), e a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) divulgou nota oficial de apoio aos indígenas.

 

Acontecimentos recentes relacionados aos conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul são reflexos da insegurança jurídica instalada, impactando negativamente em vários setores da sociedade.

A repetição de situações já vivenciadas em 23 municípios, ao longo dos últimos 20 anos, comprometem a preservação do Estado de Direito.

Todos os conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul foram precedidos por invasões de propriedades privadas. Invasão é ilegal e não pode ser utilizada como instrumento de pressão.

O respeito aos títulos de propriedade, legalmente constituídos e com posse pacífica exercida há mais de meio século, é garantia prevista na Constituição Federal.

A solução deste cenário somente será alcançada quando a obediência à lei for exigida de todos os envolvidos sem exceção e quando o Governo Federal, através de suas instituições, cumprir seu papel de forma efetiva e imparcial."

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS