Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 18 de Maio de 2018, 09:45 - A | A

Sexta-feira, 18 de Maio de 2018, 09h:45 - A | A

PARCERIA

Feira Central e Uems fecham convênio

Universidade vai participar do processo de registro da feira como Patrimônio Cultural e Imaterial da União

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa da fachada da Feira Central, Feirona

Em 2017, a Feira Central foi registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial de Campo Grande

 

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) vai participar do processo de registro da Feira Central de Campo Grande como Patrimônio Cultural e Imaterial da União, através de pesquisas, levantamentos de inventários, produção de documentários e outros.

 

O convênio entre a Universidade e a Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande (Afecetur) será oficializado nesta sexta-feira (18). 

 

Também será realizada uma palestra técnica sobre o processo de registro de patrimônio cultural e imaterial da união, ministrada pelo diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Hermano Queiroz. Ele deve esclarecer dúvidas quanto ao processo e falar sobre a importância do registro para a Capital e o estado de Mato Grosso do Sul.

 

Hermano Queiroz é mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan, foi consultor jurídico do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia; diretor de Projetos, Obras e Restauro do Ipac, diretor de preservação do Ipac e diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan no Brasil.

 

Patrimônio da União

Em 2017, a Feira Central foi registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial de Campo Grande. No início de 2018, foi solicitado o registro como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, diretamente a presidente Nacional do Iphan, Kátia Bogéa. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS