Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 20 de Junho de 2017, 09:09 - A | A

Terça-feira, 20 de Junho de 2017, 09h:09 - A | A

Saúde

Fila de cirurgia eletiva é de responsabilidade da Prefeitura, afirma Santa Casa

Santa Casa afirma que cumpri metas do Ministério da Saúde e que fila de cirurgia e administrada pela Prefeitura

Rosana Moura
Especial para o Capital News

Deurico/Capital News

Foto da fachada da Santa Casa

Fila de cirurgia eletiva é de responsabilidade da Prefeitura, afirma Santa Casa

Em meio a tantas reclamações sobre a demora na realização de cirurgias eletivas e exames, assessoria de imprensa da Santa Casa afirma que cumpri todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e que pode comprovar por meio de documentos.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o local realiza diariamente entre 25 e 30 cirurgias eletivas, aquelas marcadas previamente, além de 5 mil consultas ambulatoriais por mês. Ao todo, são 750 médicos, entre celetistas, autônomos e pessoas jurídicas, que atendem no hospital. Ainda segundo a Santa Casa no mês passado, o hospital ultrapassou a média de atendimentos em 5%.

Porém, o hospital atende a demanda que é repassada pela Prefeitura, os encaminhamentos para cirurgias são feitas feitos por médicos das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) após exames.

 

Em contrapartida, pessoas que precisam de cirurgia com urgência sofrem na fila de espera. A estudante, Janaína Alencar, 25 anos espera há meses por uma cirurgia de retirada da vesícula. Segundo ela, os exames para o diagnóstico tiveram de ser particulares devido a demora no sistema. “Infelizmente eu não tenho condições de pagar pela cirurgia e sofro com crises de dor quase todos os dias”, diz.

Sobre o grande número de espera para cirurgias, o maior hospital do Estado ressalta que existem outros hospitais que não cumprem a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU), mas não obtivemos resposta.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS