Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 10 de Abril de 2017, 14:31 - A | A

Segunda-feira, 10 de Abril de 2017, 14h:31 - A | A

Acessibilidade

Filmes com recursos de acessibilidade são disponibilizados pela Bibioteca Estadual

As intituições interessadas na exibição devem entrar em contato com a bibioteca para agendar um hórario

Alline Gois
Capital News

Divulgação/Assessoria

Filmes com recursos de acessibilidade são disponibilizados pela Bibioteca Estadual

O projeto atende a Lei n º 13.006, que acrescenta às Diretrizes e Bases da Educação Nacional a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica

A biblioteca pública estadual Dr. Isaías Paim promove um projeto de exibição de filmes nacionais com audiodescrição e legendas descritivas em escolas e instituições filantrópicas. As instituições interessadas podem agendar as exibições, que acontecerão um vez ao mês, sempre às sextas-feiras.

O projeto é continuidade ao programa de acessibilidade que a biblioteca Isaías Paim já realiza no Memorial da Cultura. “Começamos pensando na dificuldade de transporte das escolas, principalmente das que trabalham com educação especial. Esse foi o maior dos empecilhos. Por isso, decidimos expandir e levar os filmes até as entidades”, explica Eleuzina Crizanto, gestora da biblioteca.

A iniciativa permite aos deficientes visuais o recebimento da informação contida na imagem, por meio da autodescrição. Com isso, possibilita-se o entendimento de toda a obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa.

O projeto atende a Lei n º 13.006, que acrescenta às Diretrizes e Bases da Educação Nacional a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. A gestora da biblioteca enfatiza que “é importante que façamos esse intercambio com relação a educação, já que lidamos no âmbito escolar com alunos que precisam destes recursos acessíveis, assim possibilitando a igualdade e informação para todos”.

As instituições interessadas deverão entrar em contato com a biblioteca pública estadual Dr. Isaías Paim, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. As inscrições podem ser feitas de modo presencial ou pelos telefones (67) 3316-9175 e 3316-9161.

Confira a relação de filmes disponibilizados pela biblioteca estadual Dr. Isaías Paim:
Os Inquilinos, de Sérgio Bianchi
Bendito Fruto, de Sergio Goldenberg
Alô tetéia, de José Joffily
Chega de saudade, de Laís Bodanzky
Bailão – Marcelo Caetano (Programadora Brasil)
Mutum, de Sandra Kogut
Rio de Janeiro, Minas – Marily da Cunha Bezerra
Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho
Encontros e desencontros do amor
Memórias sentimentais de um editor de passos, de Daniel Turini
Remédios do amor (João Vargas Penna)
Areia e décimo segundo (Caetano Gotardo/Leonardo Lacca)
É proibido fumar, de Anna Muylaert

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS