Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017, 08:36 - A | A

Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017, 08h:36 - A | A

Segurança Pública

Força-tarefa é criada para solucionar problemas do sistema carcerário

Órgãos discutiram um novo mutirão para revisões e progressões de penas dos quase 16 mil detentos do Estado

Natália Moraes
Capital News

Assessoria OAB/MS

Força-tarefa é criada para solucionar problemas do sistema carcerário

Para OAB/MS, grande número de presos provisórios nas penitenciárias é um dos motivos para o crescimento da crise

Para solucionar problemas no sistema carcerário em Mato Grosso do Sul, uma força-tarefa foi criada na última quinta (19). A ação é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) em parceria com órgãos do Judiciário.

A força-tarefa teve início em uma reunião sobre um novo mutirão para revisões e progressões de penas dos quase 16 mil detentos do Estado. Para discutir a situação, o presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) desembargador Paschoal Carmello Leandro; o procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos e o defensor público Luciano Montalli compareceram ao TJMS.

O vice-presidente do TJMS explicou que o mutirão foi planejado após um encontro com a presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia e os presidentes de tribunais de Justiça de todas as unidades da federação.

Conforme a OAB/MS, o grande número de presos provisórios nas penitenciárias brasileiras é um dos motivos para o crescimento da crise no sistema carcerário. Na média brasileira, 43% do total dos detentos estão em condição provisória nos presídios.

O desembargador Paschoal Carmello Leandro disse que, na reunião com a ministra, houve relatos de estados com até 55% na média de presos nesta condição. MS conta atualmente com cerca de 30% do total dos presos nessa situação.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS