Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017, 09:33 - A | A

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017, 09h:33 - A | A

Segurança

Forças Armadas terão presença permanente na fronteira de MS

Governo Federal autorizou presença permanente na fronteira com os países Paraguai e Bolívia; pedido atende Governo do Estado

Natália Moraes
Capital News

Assessoria Governo do Estado

Forças Armadas terão presença permanente na fronteira de MS

Michel Temer autorizou medida atentendo pedido do Governo do Estado

Agora, as Forças Armadas deverão ter presença permanente na fronteira de Mato Grosso do Sul com os países Paraguai e Bolívia. O presidente Michel Temer (PMDB) autorizou a medida atentendo pedido do Governo do Estado, durante reunião com os governadores das regiões Norte e Centro-Oeste em Brasília nesta quarta (18).


A governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB) representou o Estado na reunião levando a pauta da fronteira. A reivindicação atende a pedido já feito pelo governador licenciado Reinaldo Azambuja (PSDB) ao Governo Federal, em reuniões anteriores sobre segurança pública.


Rose explicou que o pedido é parte de um pacote de solicitações do Estado para a segurança, que passam pela fronteira. “Temos uma faixa extensa que infelizmente não pode estar apenas sob cuidados do Estado, o Governo Federal precisa estar permanentemente atuando nesta faixa e de maneira massiva”, disse.


A presença das Forças Armadas com os dois países vizinhos será com feita com efetivos do Exército, Marinha e Aeronáutica, segundo informações da assessoria do governo estadual.


Ainda na reunião, estava prevista a assinatura de um Plano Nacional de Segurança Pública, que foi cancelada pelo presidente.  Houve apenas o encontro com os governadores. “Por contra da crise no sistema prisional, os governadores do Norte e Centro Oeste entenderam que é preciso melhorar o pacto, para depois assiná-lo”, declarou ainda na quarta a governadora em exercício em entrevista à TV Morena.


Ainda de acordo com a assessoria, Temer deve aumentar o efetivo da Força Nacional no Estado. Cerca de 40% dos presos de Mato Grosso do Sul são provenientes do tráfico de drogas. O crime, transnacional, é custeado totalmente pelo Estado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS