Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 20 de Maio de 2011, 14:09 - A | A

Sexta-feira, 20 de Maio de 2011, 14h:09 - A | A

Governador sanciona lei que cria o Dia Estadual do Meteorologista

Da Redação (GH)

O governador André Puccinelli sancionou a lei de número 4.025/2011, que cria o Dia Estadual do Meteorologista a ser celebrado anualmente no dia 23 de março de cada ano. A lei, que já está vigorando a partir de hoje (20), foi publicada no Dário Oficial do Estado desta sexta-feira.

 

De acordo com a lei, na data da celebração do Dia Estadual do Meteorologista deverá ser priorizada ampla discussão a respeito da atividade do engenheiro meteorologista, bem como sua importância e abrangência para a sociedade.

 

Na opinião da coordenadora técnica e meteorologista do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), Cátia Cristina Braga Rodrigues (foto), ao criar o Dia Estadual do Meteorologista, o governo vai dar melhor condições para o agricultor subsidiar o planejamento e desenvolvimento das atividades econômicas agrícolas no Estado.

 

“Ao criar o Cemtec, o governador já demonstrou seu interesse pelo assunto, principalmente ao oferecer cursos de capacitações aos profissionais da área, aqui no Estado. É uma forma de valorizar o profissional”, disse Cátia Braga, que é formada em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (RS), e atualmente está fazendo o mestrado na mesma área.

 

Dia Nacional

 

A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial do Meteorologista por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 23 de março de 1950. “E também em função da criação da lei de regulamentação da profissão”, disse Cátia Braga, ao lembrar que o Dia Nacional do Meteorologista passou a ser comemorado no dia 14 de outubro desde o ano de 2008, após solicitação da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), já que a profissão foi regulamentada em 14/10/1980.

 

Cemtec/MS

O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul foi inaugurado em 23 de junho de 2008. O Centro foi implantado pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) na estrutura física do Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer) do órgão.

Para Cátia Braga, o Cemtec/MS é uma nova oportunidade para o Estado de Mato Grosso do Sul, pois atende o Programa Nacional de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos do Ministério da Ciência e Tecnologia e se propõe a construir um sistema eficiente e moderno, dotado de tecnologia capaz de gerar dados confiáveis de previsão do tempo e clima, objetivando dar sustentação à pesquisa e ao desenvolvimento de sistemas regionais na área de Meteorologia e Hidrologia.

Segundo ela, o Cemtec visa ao desenvolvimento de estudos, pesquisas, previsão do tempo, previsão climática, transferência de informações de fenômenos meteorológicos para subsidiar o planejamento e desenvolvimento das atividades econômicas, agrícolas, defesa civil, geração de energia elétrica, irrigação, abastecimento, navegação fluvial, pesca e turismo em Mato Grosso do Sul, significando uma colaboração científica e tecnológica importante do governo do Estado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS