Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 28 de Junho de 2018, 13:16 - A | A

Quinta-feira, 28 de Junho de 2018, 13h:16 - A | A

Segurança pública

Governo amplia vagas e realiza a formatura dos 72 novos delegados

Com objetivo de garantir que todos os municípios tenham um delegado de Polícia Civil, 42 vagas para o cargo com a publicação de decreto

Flávio Brito
Capital News

Denilson Secreta/Governo de MS

Governo amplia número de vagas e formatura dos 72 novos delegados será nesta sexta

Edital previa a convocação de 30 aprovados, mas vagas 42 novas vagas foram criadas

O decreto que amplia vagas do concurso público de delegados da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28). O Estado passará a ter 72 novos delegados da Polícia Civil nesta sexta-feira (29.), quando será realizada a formatura da 8ª Turma. “Nós estamos muito contentes, nossa alegria é tanta que viemos convidar o governador para ser nosso patrono”, contou Roberto Oliveira Guimarães, um dos formandos.

 

Guimarães é sul-mato-grossense, mas também teve muita gente que escolheu se mudar para o Estado para exercer o cargo de delegado. Esse é o caso de Nelly Gomes dos Santos Macedo. “Eu sou de Goiás. Já era policial civil lá. É um desafio sair de casa. Quem precisou vir para cá sentiu essa receptividade da população de Mato Grosso do Sul e o compromisso de toda a instituição de nos receber e, principalmente, do governador, o compromisso com a segurança pública. Isso foi fundamental para nós tomarmos essa decisão”, disse.

 

O governador Reinaldo Azambuja disse que o objetivo é garantir que todos os municípios tenham um delegado de Polícia Civil e reforçar a segurança pública. “Foi um esforço enorme para chamar a todos, mas vamos entregar à sociedade pessoas extremamente preparadas, com muito ânimo, para atender o cidadão”.

 

O concurso público da Polícia Civil abriu 30 vagas em abril de 2017. Entretanto, o Estado convocou 75 candidatos para a última fase. Com índice de aprovação em cerca de 90%,  a expectativa já era a de que, pelo menos, 70 novos delegados fossem nomeados. O anúncio havia sido feito durante visita aos alunos do curso de formação policial, no dia 18 de junho. Agora, 72 aprovados tomam posse. 

 

A medida fará com que a segurança pública no interior do Estado seja reforçada, diminuindo o deficit na Polícia Civil do Estado. Mato Grosso do Sul possui 27 municípios sem delegados. O novo efetivo será um reforço a estas cidades. Atualmente, o Estado conta com 184 agentes ocupando o cargo. “Nosso objetivo é reforçar a segurança pública. O Estado tem investido tanto na formação de policiais civis e militares quanto na aquisição de novos equipamentos”, afirmou Azambuja. 

 

O governador explicou que os investimentos do Estado em segurança pública têm refletido nas estatísticas. “Mato Grosso do Sul tem um dos maiores índices de elucidação de homicídios do País. Isso é fruto do trabalho da Polícia Civil. Temos uma das melhores polícias do Brasil”, completou.  

 

Concurso

O último concurso da Polícia Civil recebeu 38,2 mil inscrições. Foram oferecidas inicialmente 210 vagas, 100 para o cargo de Investigador de Polícia, 80 para o cargo de Escrivão e 30 vagas para Delegado de Polícia. Em abril deste ano, o governador autorizou a abertura de processo seletivo para contratar mais 170 peritos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS