Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011, 10:54 - A | A

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011, 10h:54 - A | A

Governo entrega reforma de Escola do SUS e anuncia novo concurso público para 2012

Valdelice Bonifácio - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governo do Estado entregou oficialmente nesta manhã as obras de reforma da Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) Professora Ena de Araújo Galvão, na Vila Ipiranga, em Campo Grande.

O governo pretende agora investir na contratação de profissionais especializados em gestão de saúde pública. Um concurso público para arregimentar pessoal capacitado será realizado em 2012, como anunciou a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi.

Presente à solenidade, o governador André Puccinelli (PMDB) confirmou a realização do concurso, mas não divulgou maiores detalhes.

Disse apenas que não pretende oferecer mais vagas do que o governo possa preencher. Mesmo, porque, decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), segundo ele próprio mencionou, determina que candidatos aprovados em concursos sejam convocados para ocupar as vagas anunciadas no edital.

“Mas, para isso tem um jeito. Abre-se um edital anunciando apenas duas ou três vagas. E, depois, vai convocando mais, conforme a possibilidade”, disse o governador, alegando que outros estados já estão adotando tal prática.

A secretária Beatriz Dobashi explicou que o governador determinou um levantamento na área para conhecer o número necessário de contratações e avaliar os custos.

O concurso será voltado para profissionais de nível superior que tenham alguma pós-graduação em gestão de saúde ou tenham experiência como gestor da área.

No próximo dia 30, o governo do Estado realizará um concurso público para preencher o quadro de funcionários do Regional, Lacen e Hemorrede.

Conforme o governador, a Saúde está entre os três setores que o governo se permite fazer novas contratações, ao lado de Educação e Segurança Pública.

“Nos demais setores, nós estamos apenas repondo, não estamos contratando”, disse referindo-se aos recursos limitados.

Escola técnica

A reforma da Escola Técnica de Saúde Professora Ena de Araújo Galvão demandou investimentos de R$ 221.593,46 de recursos próprios do Estado.

Foi reformado o bloco administrativo da unidade. Houve substituição de telhas e pintura geral.

Criada há 24 anos, a Escola Técnica de Saúde tem como missão formar e capacitar os trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito estadual, com a realização de cursos permanentes de formação técnica e profissional.

De 1986 a 2011, cerca de 13 mil alunos do SUS já passaram pela escola, segundo enfatizou o governador.

Os cursos atendem servidores do Estado e também de municípios de Mato Grosso do Sul.

Entre os cursos oferecidos estão o de Técnico em Enfermagem, Técnico em Hemoterapia, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Imobilizações Ortopédicas, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Radiologia, Cuidador de Idosos, todos credenciados e autoridades pela Secretaria de Estado de Saúde.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS