Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 09 de Junho de 2008, 13:03 - A | A

Segunda-feira, 09 de Junho de 2008, 13h:03 - A | A

Governo realiza II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (JG)

Com o objetivo de avaliar o processo de reestruturação e construção da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Renadi), a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass) realiza nos dias 11 e 12 de junho deste ano a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Confedpi). A solenidade de abertura da conferência será na próxima quarta-feira (11), às 8 horas, no anfiteatro da UCDB, na Capital.

A II Conferência tem como tema “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios”.

Além da avaliação da Renadi, o evento também visa identificar as metas cumpridas, os avanços e desafios do processo de implementação das políticas destinadas a garantir os direitos da pessoa idosa e apresentar as prioridades das demandas das pessoas idosas no âmbito da Federação brasileira.

O evento é realização do governo do Estado, por intermédio da Setass e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi/MS), em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (Cndi); Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Coegemas).

Durante o encontro serão abordados diversos temas, como: Ações para efetivação dos direitos da pessoa idosa; Previdência Social da pessoa idosa; Saúde; Assistência Social; Educação, cultura, esporte e lazer; Controle democrático; Violência e maus tratos contra a pessoa idosa.

De acordo com informações da técnica Djenane Nogueira Santos, interlocutora da Setass para a realização da II Confedpi, os conteúdos orientam para a necessidade da formulação e implementação de um conjunto de políticas capazes de atender a pessoa idosa na sua integridade, conforme recomenda o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento proposto pela Organização das Nações Unidas.

Público alvo

Segundo a coordenação da conferência, serão aguardadas 350 pessoas, entre delegados, observadores e convidados. O público-alvo é composto por conselheiros estaduais e municipais do Idoso, do movimento de pessoas idosas, de outros conselhos, representantes de órgãos gestores, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB/MS, profissionais da área, universidades, sociedade civil e organizações não governamentais.

Serviço

A II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada nos dias 11 e 12 de junho de 2008, das 7 às 17 horas, no anfiteatro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – bloco B, na avenida Tamandaré, 6000, bairro Jardim Seminário, em Campo Grande (MS). (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS