Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 05 de Março de 2018, 17:55 - A | A

Segunda-feira, 05 de Março de 2018, 17h:55 - A | A

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo vai manter operações na fronteira

Ações também serão estendidas para outras localidades de MS

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Governo de MS

Governo vai manter operações na fronteira

Patrulhamento foi realizado em sete municípios da região de fronteira

A operação “Fronteira 67” deve ser estendida para outras localidades, de acordo com o governador Reinaldo Azambuja. O patrulhamento encerrou neste domingo (04) e foi realizado em sete municípios da região de fronteira: Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Tacuru, Paranhos e Sete Quedas.

 

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento de Área 1 (CPA-1), coronel Givaldo Mendes de Oliveira, que esteve à frente da ação, durante os três dias de operação foram abordadas mais 700 veículos e 800 pessoas. Cinco veículos produto de roubo ou furto foram recuperados, 560 quilos de drogas apreendidos, cinco mandados de prisão cumpridos e uma arma de fogo apreendida. 

 

O governador destacou que operações corriqueiras continuarão sendo realizadas na região de fronteira para fazer mapeamentos, cumprir mandados de prisão e reforçar a fiscalização. “MS desempenha o papel de cuidar de suas fronteiras, mesmo muitas das vezes sem ter a presença das forças federais. A união abandonou as fronteiras brasileiras, espero que a agora com essa preocupação a nível nacional e com a criação do Ministério da Segurança Pública, eles possam voltar os olhos para as fronteiras”, afirmou.

 

A operação contou com um helicóptero do Grupamento de Policiamento Aéreo (GPA), que orientou as equipes que atuaram por terra, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Choque (BPChoque), do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), da Polícia Militar Rodoviária e do 4º Batalhão da PM.

 

Planejada com base nos dados estatísticos monitorados e em levantamentos realizados pelas equipes de inteligência, foram desenvolvidas ações nas áreas urbanas e rurais dos municípios.

 

Fiscalização de trânsito, aduaneiras e a comércios; blitz; barreiras; cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão fazem parte das ações realizadas.

 

Apoio da União

O governador também comentou a linha de crédito de R$ 42 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para criação de sistemas de inteligência e programas de reequipamento das polícias, anunciada pelo presidente Michel Temer. “Nós em Mato Grosso do Sul apesar da crise, fizemos mais de 114 milhões de investimentos nas nossas estruturas de segurança. Agora vamos ver como vai funcionar esse empréstimo e qual será a taxa de juros, pois se for agiotagem oficial nós agradecemos. Não queremos pagar mais juros da dívida, endividando o Estado. Nós precisamos é de investimentos da União em segurança”, pontuou.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS