Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Cotidiano Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012, 18:48 - A | A

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012, 18h:48 - A | A

Governos do Brasil e do Paraguai vão atuar em conjunto da questão dos brasiguaios

Da Redação - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os governos da presidente Dilma Rousseff e o de Fernando Lugo atuarão conjuntamente para tentar um entendimento que “tranquilize os brasiguaios e os paraguaios que queiram ter espaço para plantar, sem que o direito adquirido seja ameaçado”. A informação foi dada hoje (16) pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Fernando Collor.

Ele apresentou aos senadores da comissão um balanço sobre a situação destes brasileiros ou brasileiros naturalizados paraguaios que vivem em estado de situação crescente com a população local, especialmente com integrantes do movimento Liga Nacional de Carperos (trabalhadores sem terra). Collor comunicou aos senadores que a comissão constituirá um grupo parlamentar que irá ao Paraguai para verificar a situação dos brasiguaios.

“Os brasiguaios contribuem com parcela considerável da produção de soja no Paraguai, o que levou aquele país à condição de quarto maior produtor de soja do mundo em 2010”, ressaltou o senador.

De acordo com o senador, o envio de “alguns policiais” para a área de conflito e a designação de uma comissão para tratar do problema mostram que o governo de Lugo “acompanha o assunto relativamente a distância”. Segundo Collor, é possível que o fato de o Paraguai estar em um ano pré-eleitoral “esteja influenciando o comportamento das autoridades”.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS