Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 05 de Maio de 2017, 14:33 - A | A

Sexta-feira, 05 de Maio de 2017, 14h:33 - A | A

Braços cruzados

Greve dos Correios permanece por tempo indeterminado

De acordo com sindicato, empresa não apresentou proposta viável para os trabalhadores

Mariana Castelar
Especial para o Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de correios, carteiro, carta, distribuição, correio, carteira

Trabalhadores estão parados desde às 22h do dia 26 de abril


Depois de uma assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (05),  ficou definido que a greve dos Corrreios continuará por tempo indeterminado. A paralisação ocorre desde às 22h do dia 26 de abril. Sgundo o diretor do Sintect (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso do Sul), André  Luiz Silva dos Santos, na próxima segunda-feira (08), haverá uma reunião com demais sindicatos para definirem os proximos passos.


“A proposta de hoje foi rejeitada porque a empresa alegou que para não ocorrer demissão em massa, irá colocar o PDI, e isso não aceitamos”, explica.  De acordo com Santos, cada vez mais trabalhadores estão aderindo à paralisação.“Já temos 350 funcionários que cruzaram os braços  em Mato Grosso do Sul, e a cada momento mais estão parando, principalmente no interior do Estado, onde a situação é caótica. Em todo o Estado, há 1.400 funcionários dos Correios.


De acordo com Santos, os municípios estão sofrendo com falta de efetivo, sobrecarga no trabalho, além de equipamentos obsoletos, principalemnete os carros, motos e bicicletas. “Nessas regiões, a situacão está ainda pior do que vivemos aqui na Capital”.


Entre as propostas apresentadas, o sindicato quer que a empresa apresente a contabilidade da empresa, que não haja mais demissões e que os Correios não seja privatizado. “ Há três anos temos pedido transparência, que nos apresente o balanço da empresa para podermos  comprovar onde está o rombo, mas nada é apresentado. Além disso, eles falam de fechar 250 agências dos Correios e demitir mais de 25 mil funcionários em todo o país”, conclui.

Aurora Villalba/Hoje Mais

Em protesto contra fechamento de agência, funcionários suspendem parte dos serviços nos Correios

Sindicato afirma que empresa quer demitir mais de 25 mil fucnionários em todo o país


Por meio de nota, a asessoria de imprensa informo que os Correios continuam operando em todos os Estados. Das 122 agências de Mato Grosso do Sul, entre próprias e franqueadas, 119 estão atendendo. Somente três unidades não estão abertas hoje. São elas as agências Sete Quedas, Tacuru e Bela Vista. Na Capital, todas as 29 agências estão operando. Levantamento parcial realizado na manhã de hoje mostra que 85% do efetivo total dos Correios no Estado está presente e trabalhando – esse número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença.


Para minimizar os impactos da paralisação, neste sábado (6) e domingo (7), serão realizados mutirões para entrega de objetos postais onde for identificada necessidade. A ação faz parte do Plano de Continuidade de Negócios implantado pela empresa.


Serviços como Sedex e Banco Postal estão disponíveis e somente os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje) foram suspensos. Para minimizar os impactos à população, os Correios já iniciaram o Plano de Continuidade de Negócios.


O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deferiu, no último dia 27, liminar em favor dos Correios, determinando que os sindicatos que representam os trabalhadores mantenham efetivo mínimo de 80% em cada uma das unidades localizadas nas bases de atuação. A decisão da ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi também prevê multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento pelos sindicatos.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS